MADEIRA Meteorologia

Nagasaki afasta Israel da homenagem às vítimas da bomba atómica devido à guerra em Gaza

Data de publicação
04 Junho 2024
9:06

A cidade japonesa de Nagasaki não vai convidar Israel para a cerimónia de paz que organiza todos os anos a 09 de agosto em homenagem às vítimas da bomba atómica, lançada pelos Estados Unidos em 1945.

“Suspendemos o envio da carta de convite” ao embaixador israelita no Japão, declarou o presidente da Câmara de Nagasaki, Shiro Suzuki em conferência de imprensa.

Em vez do convite, a autarquia de Nagasaki enviou à embaixada de Israel uma carta “apelando a um cessar-fogo imediato” na Faixa de Gaza, território palestiniano sitiado e atacado há quase oito meses pelo Exército israelita em resposta ao ataque do Hamas contra Israel em 07 de outubro do ano passado.

Suzuki justificou ainda a suspensão do convite a Israel com a preocupação de evitar “incidentes” durante a cerimónia referindo-se às “tensões” e manifestações que se verificam em muitos países.

Nagasaki convidou o representante palestiniano no Japão, tal como acontece todos os anos, disse o conselho municipal à France Presse.

A embaixada israelita em Tóquio não se pronunciou sobre a decisões do presidente da autarquia de Nagasaki.

A 09 de agosto de 1945, três dias após o primeiro bombardeamento atómico da História, contra Hiroshima, a cidade de Nagasaki foi atingida pela bomba atómica, matando 74 mil pessoas.

Após os dois bombardeamentos norte-americanos que precipitaram a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hiroshima e Nagasaki tornaram-se símbolos da paz e do desarmamento nuclear.

É habitual que as duas cidades convidem dignitários de todo o mundo para as respetivas comemorações anuais.

Os representantes da Rússia e da Bielorrússia não foram convidados desde a invasão da Ucrânia em 2022.

Ao contrário de Nagasaki, Hiroshima decidiu recentemente continuar a convidar Israel para a cerimónia que ocorre a 06 de agosto.

A decisão da autarquia de Hiroshima suscitou críticas.

De acordo com os meios de comunicação social locais, Hiroshima nunca convidou o representante palestiniano para as cerimónias anuais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas