MADEIRA Meteorologia

Morreu no Brasil a pessoa mais velha do mundo com 116 anos

Data de publicação
01 Maio 2025
16:56

A freira brasileira Inah Canabarro, que era a pessoa mais velha do mundo, morreu na quarta-feira em Porto Alegre, poucas semanas antes de completar 117 anos, informou hoje a sua congregação religiosa.

A Companhia de Santa Teresa de Jesus disse que Inah Canabarro morreu em casa de causas naturais. O velório vai realizar-se hoje em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Nascida em 1908 no município de São Francisco de Assis (Rio Grande do Sul), a freira iria completar 117 anos no dia 27.

Canabarro foi confirmada em janeiro como a pessoa mais velha do mundo pela LongeviQuest, uma organização que rastreia supercentenários em todo o mundo, depois da morte da japonesa Tomiko Itooka, em dezembro de 2024, com 116 anos.

De acordo com a LongeviQuest, Inah Canabarro foi classificada como a 20.ª pessoa mais velha já documentada a ter vivido, uma lista liderada pela francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos.

No seu 110.º aniversário, foi homenageada pelo Papa Francisco.

Canabarro foi a segunda freira mais velha alguma vez documentada, depois de Lucile Randon, que foi a pessoa mais velha do mundo até à sua morte, em 2023, aos 118 anos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas