MADEIRA Meteorologia

Moçambique/Ataques: UE sanciona duas pessoas e um grupo por ataques terroristas em Cabo Delgado

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Abril 2023
16:06

O Conselho da União Europeia acrescentou hoje à lista de sanções duas pessoas e um grupo afiliado do Estado Islâmico que estão a operar na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, há anos assolada por ataques.

Em comunicado, o Conselho da União Europeia (UE) anunciou que Abu Yasir Hassan e Bonomade Machude Omar estão a partir de hoje incluídos na lista de sanções da UE pela "responsabilidade em ataques terroristas e sérios abusos dos direitos humanos".

Na lista de sanções passa também a estar o braço moçambicano do autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL-Mozambique, na sigla em inglês), um grupo considerado terrorista pelos Estados-membros da UE.

"As atividades que desenvolveram contribuíram para a expansão da ameaça do terrorismo em Moçambique e representam uma ameaça séria para a UE, assim como para a estabilidade regional e internacional", acrescenta-se no comunicado.

Com estas adições há até hoje 15 pessoas associadas a grupos como o Estado Islâmico e a Al-Qaida com restrições às viagens e ativos congelados pela União Europeia. As sanções também impedem terceiros de angariarem fundos para as organizações e pessoas incluídas na lista.

A nota sustenta que decisões como a de hoje fazem parte de um esforço de Bruxelas para combater os grupos considerados terroristas e os seus afiliados regionais, como é o caso do braço do ISIL em Moçambique.

Nos últimos anos, a violência tomou conta da província de Cabo Delgado, perto da fronteira com a Tanzânia. Várias aldeias foram alvo de ataques e vilas de maior dimensão como Mocímboa da Praia e Palma estiveram durante algum tempo sob o controlo dos terroristas.

Os ataques provocaram uma grave crise humanitária na região, com milhares de deslocados.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como está a acompanhar a situação clínica do Papa Francisco?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas