MADEIRA Meteorologia

Ministro da Segurança israelita rejeita eventual acordo de tréguas com Hamas

Data de publicação
14 Janeiro 2025
9:49

O ministro israelita da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, apelou hoje aos aliados de extrema-direita para que ajudem a travar o eventual cessar-fogo em Gaza e o acordo de libertação de reféns que está a ser negociado no Qatar.

“Durante o ano passado, usando o nosso poder político, conseguimos impedir que este acordo fosse aprovado”, disse o líder do partido ultranacionalista Poder numa mensagem que difundiu nas redes sociais.

Ben Gvir qualificou a proposta de trégua, que prevê a libertação gradual de reféns israelitas em troca de prisioneiros palestinianos em Israel, de “horrível” e uma “rendição” face ao Hamas.

Itamar Ben Gvir pediu ao ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, para que “informe o primeiro-ministro, de forma clara e firme, que se o acordo for aprovado” não resta outra saída a não ser a demissão.

Smotrich rejeitou na segunda-feira a proposta de tréguas que está a ser negociada no Qatar, mas não se comprometeu a abandonar o governo de coligação, tal como Ben Gvir lhe pede.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniu-se com os dois ministros no sábado para tomar conhecimento formal da oposição a um acordo sobre os reféns.

Segundo o jornal israelita Walla, a equipa do presidente acredita que Ben Gvir abandonaria o governo se Israel aceitar um acordo com o Hamas, razão pela qual Netanyahu tenta convencer Smotrich a limitar-se a votar contra a proposta, sem abandonar a coligação, a fim de evitar eleições antecipadas.

Hoje, Ben Gvir reconheceu que a saída do partido Poder Judaico da coligação, por si só, não impediria a aplicação do acordo.

O ministro apelou ainda a Netanyahu para que impeça completamente a entrada de ajuda humanitária e de combustível, eletricidade e água em Gaza.

O enclave palestiniano enfrenta uma crise humanitária sem precedentes após mais de 15 meses de guerra.

Uma última ronda de negociações entre Israel e o Hamas sobre tréguas em Gaza deve realizar-se hoje no Qatar, disse à Agência France Presse (AFP) fonte próxima das negociações.

As conversações, a decorrer no Qatar, têm como objetivo pôr fim a 15 meses de guerra no enclave palestiniano.

“Uma última ronda de negociações deve ter lugar hoje em Doha”, entre os chefes dos serviços secretos israelitas, os mediadores norte-americanos e o primeiro-ministro do Qatar, por um lado, e os mediadores e o movimento palestiniano Hamas, por outro.

A fonte que falou à France Prece, e que não quis ser identificada, acrescentou que o encontro pretende “finalizar os últimos pormenores do acordo”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:20

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

• PUB
19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

12:11

Uma viatura de transporte de gruas, imobilizada devido a um problema, está a dificultar a circulação automóvel na Via Expresso, no Lugar de Baixo, concelho...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

Últimas

12:35

Causou profunda consternação no seio da Comunidade a notícia do perecimento de Bernardino Macedo Faria, natural da freguesia da Ponta do Sol, figura de...

12:29

No dia 12 de abril , vai para a estrada o XXIII Rally Paper.

“Há muitos anos que com muita alegria, companheirismo e animação, percorremos algumas estradas...

12:20

Entre os dias 28 de março e 3 de abril, foram detidos, pela PSP, na Madeira, 20 indivíduos por condução de veículo em estado de embriaguez.

Além destes,...

12:11

A PSP registou, entre os dias 28 de março e 3 de abril, 52 acidentes de viação, nas estradas da Madeira, dos quais resultaram 19 feridos ligeiros.

A maioria...

12:07

O deputado Francisco Gomes reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) para analisar os desafios enfrentados pelos funcionários...

12:03

O Natural Pools Beerhouse, situado acima das piscinas naturais do Porto Moniz, abre as suas portas pela primeira vez amanhã, com a inauguração que terá...

12:00

Realiza-se amanhã, 5 de abril, a partir das 15h, uma iniciativa de cidadãos, junto à Assembleia Legislativa da Madeira, para “exigir ações e legislação...

• PUB
11:57

A candidatura da CDU às legislativas nacionais de 18 de maio pelo círculo eleitoral da Madeira entregou há momentos a sua lista no Tribunal Judicial do...

11:53

Externato da Apresentação de Maria, Colégio de Santa Teresinha e Salesianos lideram o ranking das escolas básicas.

11:48

A operação de quinta-feira que visou vários organismos públicos e empresas por suspeitas relacionadas com a aquisição de serviços informáticos entre 2017...