MADEIRA Meteorologia

México iniciou envio de tropas para reforçar segurança na fronteira com os EUA

Data de publicação
04 Fevereiro 2025
16:02

O México começou hoje a enviar 10 mil soldados para a fronteira com os Estados Unidos, como prometido na segunda-feira, em troca de uma suspensão por um mês da imposição de tarifas de 25% sobre os produtos mexicanos.

O anúncio foi feito pela Presidente do México, Claudia Sheinbaum, que explicou que a mobilização de tropas começou a partir de regiões que “não têm tantos problemas de segurança”.

“Esta é uma mobilização que não deixa o resto do país sem segurança”, assegurou a líder mexicana.

A imprensa do México noticiou que a mobilização de militares e membros da Guarda Nacional para diferentes cidades na fronteira com os Estados Unidos, como Tijuana e Matamoros, se iniciou às primeiras horas do dia.

Na segunda-feira, Sheinbaum conversou telefonicamente com o Presidente dos EUA, Donald Trump, tendo acordado a suspensão por um mês da aplicação de tarifas alfandegárias de 25% sobre produtos mexicanos que entram em território norte-americano.

Em troca, o México comprometeu-se a enviar 10 mil soldados para a fronteira com os Estados Unidos “para impedir o fluxo de fentanil [um opióide mortal] e de migrantes ilegais” para os Estados Unidos, de acordo com Trump.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas