MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Netanyahu exige lista de reféns a libertar pelo Hamas durante cessar-fogo

Data de publicação
18 Janeiro 2025
18:50

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, exigiu hoje uma lista dos reféns a libertar no domingo pelo Hamas, naquela que está prevista ser a primeira troca de prisioneiros no âmbito do acordo de cessar-fogo.

“Não avançaremos com a aplicação do acordo enquanto não tivermos recebido a lista dos reféns a libertar, tal como acordado”, referiu o chefe do Governo israelita em comunicado.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), que cita um porta-voz de Netanyahu, a lista em questão diz respeito aos reféns que devem ser libertados no domingo, não antes das 16:30 locais (14:30 de Lisboa).

Assim, fica em causa a aplicação do acordo de cessar-fogo que deve entrar em vigor às 08:30 locais (06:30 de Lisboa).

O acordo foi anunciado pelo Qatar, um dos mediadores internacionais, juntamente com o Egito e os Estados Unidos, que conseguiu obter este acordo após mais de um ano de laboriosas negociações.

A primeira fase, repartida por seis semanas, prevê a cessação das hostilidades e a libertação de 33 reféns detidos em Gaza em troca de 737 prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

As forças israelitas vão reforçar a sua presença na Cisjordânia nas próximas horas, pretendendo garantir que a chegada de dezenas de prisioneiros palestinianos possa decorrer sem incidentes, noticia a Europa Press.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas