MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Ministro das Finanças de Israel assume decisão de suspender libertação de prisioneiros

Data de publicação
24 Fevereiro 2025
17:56

O ministro das Finanças israelita e líder do Partido Religioso Sionista, Bezalel Smotrich, assumiu hoje a responsabilidade pela decisão do Governo israelita de cancelar a libertação de 602 prisioneiros palestinianos.

Apesar de essa decisão contrariar os termos cessar-fogo em Gaza, Smotrich manifestou ainda a sua satisfação por ter decidido permanecer no Governo de coligação liderado por Benjamin Netanyahu para manter a sua capacidade de intervir e exercer pressão sobre medidas como estas.

“Cada dia estou mais convencido de que fizemos a coisa certa”, ao não deixar o Governo após o anúncio de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita Hamas, que levou ao fim da violência na Faixa de Gaza após mais de um ano de escalada do conflito.

“A nossa influência na tomada de decisões é muito importante, assim como a decisão de não libertar os 600 terroristas no sábado à noite”, disse o ministro israelita, referindo-se aos prisioneiros palestinianos que seriam libertados após a libertação de sete reféns israelitas nesse mesmo dia pelas milícias palestinianas.

Smotrich assumiu também a responsabilidade pela ofensiva militar israelita no norte da Cisjordânia, que até agora provocou a deslocação de cerca de 40.000 palestinianos.

“Dois anos após o início da revolução dos colonatos que liderámos (...) estamos também a conseguir, juntamente com o ministro da Defesa, Israel Katz, uma mudança no conceito de segurança”, acrescentou Smotrich.

O líder de extrema-direita referiu ainda o funeral em massa realizado no domingo em Beirute para o falecido líder do partido-milícia xiita libanês Hassan Nasrallah.

“É um inimigo ferido e abatido que nem sequer se atreve a enterrar o arquiterrorista que eliminámos nestes cinco meses”, comentou o ministro.

Centenas de milhares de pessoas compareceram ao funeral de Nasrallah, mas apenas as autoridades de nível médio estiveram presentes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas