MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Media internacional pede “acesso imediato e independente” a Gaza

Data de publicação
11 Julho 2024
17:45

Mais de 60 meios de comunicação social internacionais publicaram hoje uma carta aberta na qual apelam a Israel que autorize o “acesso imediato e independente” de jornalistas à Faixa de Gaza, após nove meses de guerra.

Meios como a CNN, a BBC e a Agence France-Presse apelam “às autoridades israelitas para que ponham imediatamente termo às restrições impostas aos meios de comunicação social estrangeiros que entram na Faixa de Gaza” e “concedam acesso independente” à imprensa que deseje deslocar-se ao território”.

Após nove meses de conflito, “os jornalistas internacionais continuam a não ter acesso a Gaza, com exceção de raras viagens escoltadas organizadas pelo exército israelita”, denunciam os signatários, entre os quais se conta ainda o Guardian e o New York Times.

Estas restrições impuseram um “fardo impossível e irracional” aos jornalistas locais para documentarem esta guerra que eles próprios enfrentam, acrescentam os meios.

Segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas, uma associação com sede em Nova Iorque que coordenou a carta aberta, mais de 100 jornalistas foram mortos desde o início da guerra, tornando o conflito num dos mais mortíferos. Os que restam estão a trabalhar em condições de “extrema privação”.

No início de 2024, mais de 30 meios de comunicação social internacionais tinham apelado à proteção dos jornalistas palestinianos que permanecem em Gaza.

A ofensiva israelita em Gaza provocou uma catástrofe humanitária e causou até agora 38.345 mortos, a maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do governo de Gaza, território palestiniano gerido pelo Hamas e sob bloqueio israelita desde 2007.

Esta guerra seguiu-se a um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita, a 07 de outubro, que provocou a morte de 1.195 pessoas, na sua maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelitas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas