MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Londres e ONU querem maior proteção de agentes humanitários em Gaza

Data de publicação
11 Dezembro 2024
18:49

O Reino Unido e a ONU defenderam a necessidade de se fazer mais para proteger os trabalhadores humanitários na Faixa de Gaza, onde, num novo balanço dos ataques israelitas de hoje, o total de mortos subiu de 22 para 33.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA), Phillippe Lazzarini, encontraram-se hoje em Londres para analisar o conflito entre Israel e o Hamas, iniciado a 07 de outubro de 2023.

Num comunicado, o primeiro-ministro expressou condolências pelos muitos funcionários da UNRWA que foram mortos no conflito, tendo os dois lados expressado a necessidade de se proteger com maior acuidade os funcionários das organizações humanitárias.

Lazzarini agradeceu ao líder trabalhista o “forte apoio do Reino Unido à UNRWA e ambos sublinharam a importância de defender o direito humanitário internacional”, lê-se na nota.

Em relação ao financiamento, o primeiro-ministro britânico prometeu “mais 13 milhões de libras (15,7 milhões de euros) à UNRWA para serviços vitais de apoio aos refugiados palestinianos nos Territórios Ocupados e na região”.

“Os dois reiteraram a necessidade urgente de um cessar-fogo imediato em Gaza, a libertação de todos os reféns e um aumento da ajuda humanitária”, acrescenta o comunicado, em que é expresso que as duas partes “vão continuar a trabalhar em conjunto com os parceiros internacionais para alcançar a paz no Médio Oriente”.

Entretanto, os ataques aéreos israelitas no norte e no centro de Gaza mataram pelo menos 33 pessoas durante a noite de hoje, informaram as autoridades médicas palestinianas, quando o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, deverá regressar ao Médio Oriente esta semana para a sua primeira visita diplomática desde a destituição do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Os registos hospitalares mostram que um ataque israelita a uma casa no norte de Gaza matou 19 pessoas, incluindo uma família de oito pessoas - quatro crianças, os seus pais e dois avós.

As forças armadas israelitas afirmaram ter atingido um militante do Hamas nas imediações do hospital, no âmbito de uma ofensiva no norte de Gaza, enclave isolado e fortemente destruído.

“Recebemos pedidos de socorro de vizinhos e de pessoas presas, mas não podemos abandonar o hospital devido ao risco que continua a existir”, declarou o diretor do hospital Kamal Adwan, situado nas proximidades.

Os ataques em Gaza ocorreram um dia depois de Israel ter efetuado centenas de ataques aéreos em toda a Síria, à medida que as suas tropas avançavam para na zona desmilitarizada que separa os dois países.

A guerra em Gaza começou quando militantes liderados pelo Hamas invadiram Israel a 07 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas, na sua maioria civis, e sequestraram cerca de 250 pessoas, incluindo crianças e idosos. Cerca de 100 reféns ainda se encontram em Gaza, dos quais pelo menos um terço terá morrido.

A ofensiva de retaliação de Israel já matou mais de 44.800 palestinianos em Gaza, segundo as autoridades sanitárias locais, que adiantam que as mulheres e as crianças representam mais de metade dos mortos, mas não fazem distinção entre combatentes e civis na sua contagem. Israel afirma ter matado mais de 17.000 militantes, sem apresentar provas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

15:42

A família de uma criança, diagnosticada com epilepsia, de 2 anos, está a pedir ajuda para poder adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

Para tal, criaram...

• PUB
20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

9:32

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a partir de hoje e até sábado sob o efeito da passagem da depressão Nuria, que vai trazer chuva,...

12:50

A Comissão Europeia abriu hoje as candidaturas para um novo ciclo do programa DiscoverEU, que disponibiliza quase 36 mil bilhetes de comboio a jovens de...

Últimas

23:56

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes,...

23:50

A Ucrânia acusou hoje o exército russo de ter atingido um hospital militar em Kharkiv, nordeste do país, danificando o edifício e causando vítimas entre...

22:35

Vânia Jesus, em número dois, é a surpresa na lista da coligação PSD/CDS para as eleições à Assembleia da República, em 18 de maio, hoje divulgada.

Entra...

22:01

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Telavive para exigir que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, chegue a um acordo com o Hamas...

21:40

Lina Pereira, presidente do JPP, defende que “é tempo de deixar governar”, mas não deixa de questionar algumas escolhas feitas por Miguel Albuquerque para...

21:03

Pedro Coelho lidera a lista da coligação PSD/CDS às eleições para a Assembleia da República, que vão decorrer a 18 de maio próximo.

Seguem-se Vânia Jesus...

20:03

O Governo de Unidade Nacional de Myanmar, que reivindica a legitimidade democrática no país, anunciou hoje uma trégua de duas semanas nas zonas afetadas...

• PUB
20:02

O Sporting venceu o Estrela da Amadora na Reboleira, por 3-0 e somou 65 pontos no topo da tabela, mais três que o Benfica, que está no segundo posto.

19:54

A Capitania do Funchal cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apesar do cancelamento,...

19:28

A Federação Portuguesa pela Vida defendeu hoje o apoio às grávidas, independentemente do país de origem e da legalidade da sua situação, e medidas para...