MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Israel alerta residentes de Gaza para saírem de “zonas de combate” no norte

Data de publicação
07 Novembro 2024
15:37

O exército israelita apelou hoje aos habitantes de várias zonas do norte da Faixa de Gaza para saírem das “zonas de combate” e seguirem para sul, após o lançamento de ‘rockets’ contra Israel.

O apelo das forças militares israelitas diz respeito a quatro distritos da zona norte do enclave palestiniano, controlado pelo grupo extremista Hamas desde 2007, descritos como “zonas de combate perigosas”, segundo referiu o porta-voz do exército em língua árabe, Avichay Adraee, na rede social X (antigo Twitter).

Numa mensagem dirigida aos residentes do norte da Faixa de Gaza, o porta-voz alertou que “as organizações terroristas estão mais uma vez a disparar ‘rockets’ contra o Estado de Israel”.

“Informamos que a área assinalada é considerada uma zona de combate perigosa. Para vossa segurança, dirijam-se imediatamente para sul”, afirmou a mesma fonte.

A guerra em curso em Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em Israel, a 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 43 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas