MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Israel acusa UNRWA de estar cheia de membros do Hamas

Data de publicação
29 Janeiro 2025
15:41

Israel acusou hoje a agência das Nações Unidas para os refugiados (UNRWA) de estar cheia de combatentes do grupo palestiniano Hamas, segundo um porta-voz do Governo israelita, que mandou a entidade abandonar os seus escritórios em Jerusalém na quinta-feira.

“A UNRWA está cheia de membros do Hamas, não só os 19 que a UNRWA está a investigar sem grande entusiasmo, mas também centenas de funcionários”, acusou David Mencer em conferência de imprensa, acrescentando: “A UNRWA é o Hamas”.

O porta-voz afirmou que a UNRWA emprega mais de 1.200 membros do Hamas, “incluindo terroristas que levaram a cabo o massacre de 07 de outubro” de 2023, data do ataque do grupo islamita palestiniano no sul de Israel, onde fez cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, desencadeando a guerra na Faixa de Gaza.

“Isto não é ajuda, é apoio financeiro direto ao terrorismo”, prosseguiu Mencer, insistindo que, “se um estado financia a UNRWA, esse estado financia terroristas”.

Na terça-feira, o embaixador israelita na ONU reafirmou que o seu país cessaria todos os contactos com a agência e “qualquer pessoa que agisse em seu nome” a partir de quinta-feira, uma decisão apoiada pelos Estados Unidos, mas que, para as Nações Unidas, põe em perigo “o futuro dos palestinianos.”

A UNRWA deve desocupar todas as suas instalações em Jerusalém, incluindo Jerusalém Leste anexada por Israel, afetando em concreto escolas e centros de saúde.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lamentou esta decisão unilateral, que considerou “manifestamente irracional e contraditória com as obrigações internacionais de Israel”.

Face às acusações de Israel, a anterior administração norte-americana de Joe Biden suspendeu as contribuições financeiras para a UNRWA, mas defendeu a continuação das suas operações.

A embaixadora interina dos Estados Unidos em Nova Iorque, Dorothy Shea, apoiou, no entanto, a “decisão soberana” de Israel.

“A implicação de que isto irá interromper todas as operações humanitárias é irresponsável e perigosa”, sustentou, afirmando que a UNRWA “não é nem nunca foi a única opção para a ajuda humanitária”.

A ONU e muitos Estados-membros, pelo contrário, repetem que não há alternativa a uma agência que descrevem como a “espinha dorsal” da ajuda humanitária na devastada Faixa de Gaza.

“O ataque implacável à UNRWA põe em risco as vidas e o futuro dos palestinianos em todo o território palestiniano ocupado”, alertou o responsável da agência, Philippe Lazzarini.

No final de janeiro de 2024, as autoridades israelitas acusaram 12 funcionários da UNRWA de estarem envolvidos no ataque de 07 de outubro levado a cabo pelo Hamas, levantando uma onda de críticas contra a agência.

Posteriormente, foram adicionados outros sete nomes à lista.

As acusações levaram os principais doadores a suspender temporariamente o financiamento da agência, com mais de 30 mil funcionários, incluindo 13 mil na Faixa de Gaza, que ajudam 5,9 milhões de palestinianos na região.

Uma investigação interna da ONU em agosto apurou que nove dos seus funcionários “podem ter estado envolvidos” nos ataques.

Num caso, “não foram obtidas provas (...) para apoiar as acusações” e relativamente a outros nove as provas “foram insuficientes”.

Ao fim de 15 meses de guerra, Israel e Hamas acordaram um cessar-fogo, que entrou em vigor em 19 de janeiro por um período de 42 dias.

Ao longo desta primeira fase, o Hamas deverá libertar 33 reféns e Israel centenas de prisioneiros palestinianos e permitir o reforço da entrada de ajuda humanitária no enclave.

A segunda e terceira fase serão negociadas durante a vigência da primeira.

Segundo as autoridades locais controladas pelo Hamas, a operação militar em grande escala de Israel na Faixa de Gaza já custou a vida a cerca de 47 mil pessoas, na maioria civis.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

15:02

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

• PUB
19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

6:30

Dois anos depois da morte de Carlos Silva, jovem de 26 anos vítima de atropelamento e fuga no Caniçal, chegou a notícia do arquivamento do processo que...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

Últimas

0:09

Já é conhecida a chave do Totoloto deste sábado.

O sorteio ditou os números 2, 12, 18, 36, 37 e o suplementar 2.

0:01

Sete distritos do continente vão estar no domingo sob aviso amarelo devido à chuva forte, por vezes acompanhada de trovoada, avançou hoje o Instituto Português...

23:32

A partida entre Nacional e Estrela da Amadora, da 28.ª jornada da I Liga foi reagendada para as 18h00 deste domingo, no Estádio da Madeira.Após complicações...

22:24

O desporto em São Vicente e regional está de luto após a morte de Paulo Gouveia, antigo atleta e treinador dos escalões de formação da Associação Cultural...

22:16

O jogo entre o Nacional e o Estrela da Amadora, da ronda 28 da I Liga e inicialmente agendado para as 15h30 de domingo, pode vir a ser disputado na segunda-feira,...

20:48

O mau tempo que se faz sentir no aeroporto da Madeira terá estado na origem do regresso do avião que transportava a equipa do Estrela da Amadora a Lisboa....

19:40

Uma turista estrangeira, de 70 anos, sofreu esta tarde ferimentos nos membros superiores e inferiores, na sequência de uma queda na Ponta da Cruz, no Funchal....

• PUB
19:17

Um taxista foi esta tarde agredido por um cliente, na zona da paragem dos autocarros da CAM (antiga SAM), no Funchal, tendo ficado ferido no sobrolho,...

18:57

O partido Nova Direita reuniu-se esta manhã em Conselho Nacional e avançou com os nomes dos cabeças de lista para as Eleições Legislativas de 2025.

Paulo...

18:50

Um acidente de viação junto às instalações da Renault, no Funchal, provocou esta sexta-feira danos materiais em duas viaturas, apurou o JM.

Ao que tudo...