MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Hamas diz que “bola está do lado” de Israel para trégua em Gaza

Data de publicação
10 Maio 2024
8:59

O movimento islamita palestiniano Hamas declarou hoje, depois da partida da delegação do Egito, onde decorrem negociações, que “a bola está inteiramente do lado de Israel”, com vista a um acordo de tréguas na Faixa de Gaza.

“A delegação negociadora deixou o Cairo em direção a Doha. A ocupação rejeitou a proposta apresentada pelos mediadores, que nós tínhamos aceite. Por conseguinte, a bola está agora inteiramente no campo da ocupação”, nome dado a Israel pelo movimento islamita, indicou o Hamas, numa carta enviada às outras fações palestinianas.

Os representantes dos dois campos deixaram o Cairo “depois de dois dias de negociações” para uma trégua na guerra que dura há sete meses no enclave palestiniano, informou na quinta-feira o meio de comunicação Al-Qahera News, próximo dos serviços secretos egípcios.

Os esforços do Egito e dos outros países mediadores, neste caso o Qatar e os Estados Unidos, “prosseguem para aproximar os pontos de vista das duas partes”, acrescentou o Al-Qahera News, citando uma fonte egípcia.

Na segunda-feira, o Hamas deu “luz verde” a uma proposta apresentada pelos mediadores que, de acordo com o movimento, prevê uma trégua em três fases, cada uma com a duração de 42 dias, incluindo uma retirada israelita do território, bem como uma troca de reféns detidos em Gaza e de palestinianos detidos por Israel, com o objetivo de um “cessar-fogo permanente”.

Israel respondeu que esta proposta estava “longe das suas exigências” e reiterou a oposição a um cessar-fogo definitivo, enquanto o Hamas, que está no poder em Gaza desde 2007 e é considerado uma organização terrorista, não for derrotado.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, indicou ter dado instruções à delegação no Cairo para “continuar a ser firme nas condições necessárias para a libertação [dos reféns e] essenciais” para a segurança de Israel.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas