MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Hamas admite libertar reféns se Israel parar guerra

Data de publicação
20 Junho 2025
13:28

O grupo islamita palestiniano Hamas manifestou admitiu hoje libertar todos os reféns na Faixa de Gaza, se houver garantias do fim da “guerra genocida” contra o enclave de que acusa Israel .

Um alto responsável dos islamitas, Sami Abu Zuhri, declarou que o Hamas está disponível para “libertar todos os prisioneiros num só grupo”, se houver “garantias internacionais” quanto ao fim da ofensiva, de acordo com o jornal palestiniano Filastin.

Israel relançou a sua ofensiva contra Gaza a 18 de março, depois de ter quebrado o cessar-fogo assinado em janeiro com o Hamas.

Desde essa altura, o Exército israelita intensificou os seus ataques contra o enclave e rejeitou a possibilidade de um acordo, insistindo que tenciona garantir a libertação dos reféns por meios militares.

A ofensiva israelita, lançada após os ataques lançados pelo Hamas e por outras fações palestinianas a 07 de outubro de 2023 — que fizeram cerca de 1.200 mortos e quase 250 sequestrados, segundo o Governo israelita — já provocou mais de 55.700 mortos e 130.000 feridos, segundo informações das autoridades do enclave palestiniano.

Sobre uma outra frente de guerra, Abu Zuhri voltou a condenar a ofensiva israelita contra território iraniano, dizendo que “a agressão contra o Irão é uma agressão contra todos, e os povos livres do mundo devem enfrentá-la”.

“Apoiamos o Irão no combate à agressão sionista e avisamos os Estados Unidos para que não se envolvam na batalha”, acrescentou o dirigente do Hamas.

A 13 de junho, Israel lançou uma onda de ataques contra instalações nucleares iranianas e áreas residenciais na capital, Teerão, e contra outros locais no Irão.

As autoridades iranianas aumentaram o número de mortos vítimas destes ataques para mais de 224, admitindo a existência de milhares de feridos.

Em Israel, as autoridades reportaram a morte de pelo menos 24 pessoas nos ataques de retaliação iranianos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas