MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Corpos entregues pelo Hamas a Israel não pertencem a reféns

Data de publicação
01 Novembro 2025
12:00

Os restos mortais de três pessoas entregues durante a noite a Israel pelo Hamas, com mediação do Comité Internacional da Cruz Vermelha, não pertencem a nenhum dos reféns, concluiu a análise forense israelita, noticiada por agências internacionais.

A agência de notícias espanhola EFE citou vários media locais, enquanto a France Presse noticiou a mesma informação com base em declarações de um porta-voz do Exército israelita relativamente aos reféns raptados em 07 de outubro de 2023 pelo Hamas.

Israel tinha sido previamente notificado de que o Hamas não estava seguro da identidade dos restos mortais, informação que não foi divulgada após a análise no Instituto forense de Abu Kabir, em Telavive.

Os últimos cadáveres de reféns israelitas foram entregues na quinta-feira e identificados como pertencendo a Amiram Cooper, de 84 anos, e Sahar Baruch, de 25 anos, segundo o gabinete do primeiro-ministro.

No âmbito do cessar-fogo, o Hamas libertou os 20 prisioneiros que permaneciam com vida, em troca de 2.000 detidos e presos palestinianos. Entregou também os corpos de 17 reféns, mas ainda restam 11 no enclave.

Por seu lado, Israel devolveu à Faixa, sob mediação da Cruz Vermelha, 225 cadáveres de cidadãos de Gaza, muitos com sinais de abusos e de tortura ou carbonizados, segundo imagens divulgadas pelo Ministério da Saúde, para facilitar a identificação, e denúncias de fontes médicas e do Hamas.

Uma fonte militar havia já dito na sexta-feira à noite, quando da entrega dos corpos, que não acreditava serem dos reféns.

O movimento islamista palestiniano entregou já 17 corpos de 28 reféns mortos, que aceitou entregar no âmbito das tréguas negociadas pelos Estados Unidos com Israel.

Entre os 17 corpos, figuram os de 15 israelitas, um tailandês e um nepalês.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas