MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Conselho de Segurança da ONU vota hoje proposta de cessar-fogo dos EUA

Data de publicação
10 Junho 2024
16:38

O Conselho de Segurança da ONU vota hoje um projeto de resolução dos Estados Unidos que apoia a proposta de cessar-fogo na Faixa Gaza e apela ao Hamas para que aceite esse acordo sem demoras.

A última versão do texto, de acordo com a agência AFP, “saúda” a proposta de cessar-fogo anunciada em 31 de maio pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, e apela a “ambas as partes para que apliquem integralmente os seus termos, sem demora e sem condições”.

A resolução garante, ao contrário das versões anteriores, que o plano foi “aceite” por Israel.

Numa primeira fase, o plano prevê um cessar-fogo de seis semanas acompanhado de uma retirada israelita das zonas densamente povoadas de Gaza, a libertação de alguns reféns raptados durante o ataque do Hamas e de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

O Hamas ainda não reagiu oficialmente a esta proposta.

Segundo fontes diplomáticas, vários membros do Conselho foram muito reservados em relação às duas versões anteriores do texto norte-americano, em particular a Argélia, que representa o grupo árabe, e a Rússia, que tem direito de veto.

O secretário de Estado dos EUA garantiu hoje que a “única forma” de não haver mais mortes de civis na Faixa de Gaza passa por o Hamas aceitar a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Presidente norte-americano.

”Quanto aos civis, a única maneira de garantir que não há mais vítimas é um cessar-fogo e a aceitação [da proposta de acordo] por parte do Hamas. Isso é o que está sobre a mesa agora e devemos encontrar uma resposta”, disse Antony Blinken antes de deixar o Cairo, a primeira paragem de uma nova deslocação que está a fazer ao Médio Oriente.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas