A medalha de Prémio Nobel da Paz atribuída a Frederik W. de Klerk foi roubada, anunciou a Fundação F W de Klerk. De acordo com um comunicado divulgado pela fundação, a medalha foi roubada da residência que foi do ex-chefe de Estado sul-africano na Cidade do Cabo.
De Klerk foi recipiente do Prémio Nobel da Paz conjuntamente com o saudoso Nelson Mandela pela determinação em eliminar o regime do ‘Apartheid’ e pelo esforço para a promoção da democracia no país.
A medalha é feita em ouro de 18 quilates, 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas e de acordo com a Fundação de Klerk foi roubada da residência que foi pertença de Frederik W. de Klerk, no passado mês de abril.
O JM tem conhecimento de que do museu nacional "Casa Nelson Mandela", em Vilakazi Street, Soweto, desapareceu misteriosamente do interior da vitrina onde estava exposto um cinturão oferecido a Nelson Mandela, pelo pugilista campeão mundial, Sugar Rey Leonard, durante uma visita à África do Sul em 1990 e após a libertação do primeiro presidente negro da África do Sul em 11 de fevereiro daquele ano.
José Luiz da Silva – Correspondente em Joanesburgo (África do Sul)