MADEIRA Meteorologia

Marine Le Pen condenada a quatro anos de prisão e impedida de se candidatar às presidenciais francesas

Data de publicação
31 Março 2025
12:05

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, foi hoje condenada pelo Tribunal de Paris a uma pena de “inelegibilidade com execução provisória imediata” por desvio de fundos do Parlamento Europeu pelo seu partido União Nacional (RN). Le Pen foi condenada a quatro anos de prisão, dois dos quais serão cumpridos em regime de pena suspensa, segundo noticia o Le Figaro.

“Trata-se de garantir que os representantes eleitos, tal como todos os que estão sujeitos à lei, não beneficiam de um regime preferencial”, afirmou o presidente do tribunal.

Depois de ter sido considerada culpada de desvio de fundos públicos, esta condenação impossibilita que Marine Le Pen, de 56 anos, se candidate nas presidenciais francesas previstas para 2027 para suceder ao Presidente atual, Emmanuel Macron.

A condenação lança dúvidas sobre o futuro político da principal figura da extrema-direita francesa, que deixou a sala de audiências e o Palácio da Justiça de Paris antes de serem anunciados todos os pormenores da sua sentença.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas