MADEIRA Meteorologia

Macron propõe limitar pesca de arrasto nas águas protegidas de França

Data de publicação
08 Junho 2025
11:33

O presidente francês, Emmanuel Macron, quer “limitar” a pesca de arrasto em águas protegidas do país, um anúncio feito antes da Cimeira dos Oceanos de Nice, que se inicia na segunda-feira.

“Há locais onde é necessário limitar a sua atividade”, afirma Macron numa entrevista publicada hoje por um grupo de meios de comunicação regionais franceses, vários deles de zonas costeiras e com uma importante atividade pesqueira.

Segundo explicou, com esta técnica de pesca, “ao arrastar pelo fundo, perturba-se a biodiversidade e os ecossistemas que é preciso aprender a proteger”.

Ainda assim o Presidente salientou que não se deve “estigmatizar” os pescadores, que definiu como “homens e mulheres que trabalham arduamente”.

A ministra da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, precisou há alguns dias que estas práticas são realizadas apenas em cerca de 3% do espaço marítimo francês e apontou ainda os problemas que a pesca ilegal gera em águas internacionais.

Além de esgotar os recursos sem controlo, a pesca ilegal “aumenta a pressão sobre os pescadores artesanais”, referiu.

Macron também insistiu no objetivo do Governo de continuar a trabalhar na implementação de um sistema de consignação de embalagens de plástico, a fim de acelerar a sua reciclagem.

A terceira Conferência do Oceano das Nações Unidas (UNOC3), que começa na segunda-feira em Nice (França) quer acelerar o objetivo de ter 30% do Oceano protegido até 2030, mas cinco anos antes dessa meta ainda só estão protegidos 8,3%.

Ao longo dos cinco dias da UNOC3, chefes de Estado e de Governo, organizações governamentais e não-governamentais, cientistas e representantes da sociedade civil vão debater os problemas que afetam o sistema do oceano e tentar obter financiamento para a chamada economia azul.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas