MADEIRA Meteorologia

Macron propõe limitar pesca de arrasto nas águas protegidas de França

Data de publicação
08 Junho 2025
11:33

O presidente francês, Emmanuel Macron, quer “limitar” a pesca de arrasto em águas protegidas do país, um anúncio feito antes da Cimeira dos Oceanos de Nice, que se inicia na segunda-feira.

“Há locais onde é necessário limitar a sua atividade”, afirma Macron numa entrevista publicada hoje por um grupo de meios de comunicação regionais franceses, vários deles de zonas costeiras e com uma importante atividade pesqueira.

Segundo explicou, com esta técnica de pesca, “ao arrastar pelo fundo, perturba-se a biodiversidade e os ecossistemas que é preciso aprender a proteger”.

Ainda assim o Presidente salientou que não se deve “estigmatizar” os pescadores, que definiu como “homens e mulheres que trabalham arduamente”.

A ministra da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, precisou há alguns dias que estas práticas são realizadas apenas em cerca de 3% do espaço marítimo francês e apontou ainda os problemas que a pesca ilegal gera em águas internacionais.

Além de esgotar os recursos sem controlo, a pesca ilegal “aumenta a pressão sobre os pescadores artesanais”, referiu.

Macron também insistiu no objetivo do Governo de continuar a trabalhar na implementação de um sistema de consignação de embalagens de plástico, a fim de acelerar a sua reciclagem.

A terceira Conferência do Oceano das Nações Unidas (UNOC3), que começa na segunda-feira em Nice (França) quer acelerar o objetivo de ter 30% do Oceano protegido até 2030, mas cinco anos antes dessa meta ainda só estão protegidos 8,3%.

Ao longo dos cinco dias da UNOC3, chefes de Estado e de Governo, organizações governamentais e não-governamentais, cientistas e representantes da sociedade civil vão debater os problemas que afetam o sistema do oceano e tentar obter financiamento para a chamada economia azul.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas