MADEIRA Meteorologia

Macron bloqueado na rua por comitiva de Trump aproveita para lhe telefonar

Data de publicação
23 Setembro 2025
15:32

O Presidente francês, Emmanuel Macron, foi obrigado pela polícia a esperar na segunda-feira à noite pela passagem do homólogo norte-americano quando caminhava em Nova Iorque e acabou por telefonar a Donald Trump de forma improvisada.

Segundo imagens dos meios de comunicação franceses Brut e BFMTV, Macron e a delegação ficaram retidos atrás de barreiras quando saíram da sede das Nações Unidas, contou a agência de notícias France-Presse (AFP).

“Tenho 10 pessoas comigo. Vou para a embaixada francesa”, disse Macron a um polícia, que lhe explicou, desculpando-se, que o perímetro estava fechado até passarem as viaturas da comitiva de Trump.

“Se não o vê, deixe-me atravessar. Estou a negociar consigo”, brincou o Presidente francês antes de telefonar a Trump.

“Como estás? Adivinha só? Estou à espera na rua porque está tudo bloqueado por tua causa”, ouve-se Macron a dizer ao telefone a Trump.

“Depois, gostaria muito de ter uma breve conversa contigo e com o Qatar sobre a situação em Gaza”, acrescentou.

A assessoria de Macron disse que o Presidente aproveitou a oportunidade para um telefonema “muito caloroso e amistoso”, que permitiu atualizar diversas questões internacionais.

Macron dirigia-se para um jantar com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Informado sobre o encerramento temporário do perímetro devido à passagem de Trump, fez o percurso a pé com a delegação, mas sem conseguir evitar o bloqueio.

O Presidente francês saía da sede da ONU, onde tinha acabado de reconhecer solenemente, em nome da França, um Estado palestiniano.

Macron e dezenas de chefes de Estado estão em Nova Iorque para participarem do debate de alto nível no âmbito da 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, aberto hoje por Guterres.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas