MADEIRA Meteorologia

Lechesa Tsenol assume presidência interina da Assembleia Nacional da África do Sul

Solomon Lechesa Tsenol, natural Bultfontein, Free State, que desempenhava até agora as funções de vice-presidente Assembleia Nacional, foi investido, hoje, interinamente, nas funções de Presidente da Assembleia Nacional, devido à sua antecessora, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, ter entrado em “licença especial” e se encontrar a braços com a justiça por alegado envolvimento em casos de corrupção, lavagem de dinheiro e subornos.

Solomon Lechesa Tsenol, assume a partir agora todas as funções, poderes e responsabilidades de um presidente da Assembleia Nacional.

Tsenol, para além de um recorde assinalável de ativismo na luta anti-apartheid, tem uma experiência de 29 anos em assuntos de governação, legislativos e parlamentares e foi reeleito em 2021 vice-presidente da Assembleia Nacional.

O JM, tem conhecimento de que o Alto Tribunal adiou a decisão, para o período da tarde de hoje, sobre a petição feita por Mapisa-Nqakula para interditar a Diretoria de Investigação ou outros organismos da aplicação da lei de procederam a prisão.

Na audiência desta manhã, no Alto Tribunal, o Ministério Público alegou que foram concedidas todas as cortesias quer por parte do Ministério Público, quer por parte de outras polícias no desenrolar deste processo onde a ex-presidente da Assembleia esteve prestes a ser presa .

A decisão do tribunal será pronunciada ao final da tarde de hoje, de acordo com informação disponibilizada ao JM em Joanesburgo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas