MADEIRA Meteorologia

Justiça bielorrussa pede 19 anos de cadeia para a principal opositora do regime

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Fevereiro 2023
16:43

A Procuradoria da Bielorrússia pediu hoje uma pena de 19 anos, num julgamento "à revelia", contra a líder da oposição Svetlana Tijanovskaya, principal rival do Presidente Alexander Lukashenko, nas eleições de 2020.

Um tribunal de Minsk pediu a mesma sentença contra o opositor Pavel Latushko, enquanto para Maria Moroz, Olga Kovalkova e Sergei Dilevski - ativistas ligados ao movimento opositor a Lukashenko - pediu 12 anos de cadeia para cada um.

O procurador envolvido no caso também exigiu uma multa de 37.000 rublos (cerca de 13.900 euros) a Tijanovskaya, além de considerar Latushko inelegível para cargos administrativos pelo prazo de cinco anos.

O julgamento contra os cinco réus começou em janeiro e os opositores são acusados de diversos crimes, incluindo conspiração contra o Estado, atentados contra a segurança nacional da Bielorrússia ou divulgação de materiais para esse fim, entre outros.

Tijanovskaya afirmou-se como "líder nacional" do país depois de acusar Lukashenko de cometer "traição" ao participar na invasão russa da Ucrânia.

Em janeiro, o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, tinha criticado o julgamento 'à revelia' contra os cinco opositores bielorrussos e viu neste processo um novo "abuso de poder judicial" por parte de Lukashenko.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas