MADEIRA Meteorologia

Jihadistas executam jovem ‘tiktoker’ acusada de colaborar com o exército no Mali

Data de publicação
09 Novembro 2025
20:36

Uma jovem ‘tiktoker’ maliana foi raptada na quinta-feira e executada em público na sexta-feira por jihadistas no norte do Mali, que a acusavam de colaborar com o exército, confirmaram hoje familiares, fontes de segurança e autoridades locais.

Mariam Cissé era conhecida pelas publicações sobre a cidade de Tonka, na região de Tombuctu, na rede social Tik Tok, tendo mais de 90 mil seguidores, de acordo com a agência AFP.

Segundo o irmão, a jovem foi “detida na quinta-feira pelos jihadistas”, que a acusavam de informar as forças armadas sobre os seus movimentos.

“No dia seguinte, levaram-na de mota até à praça da Independência de Tonka e fuzilaram-na. Eu estava no público”, relatou o irmão da vítima.

O Mali enfrenta desde 2012 uma grave crise de segurança marcada pela presença de grupos jihadistas ligados à Al-Qaida e ao Estado Islâmico, além de conflitos comunitários e de uma crise económica profunda.

Nas últimas semanas, o Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (JNIM), ligado à Al-Qaida, impôs um bloqueio às importações de combustível, afetando até a capital Bamako e agravando a situação do regime militar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas