MADEIRA Meteorologia

Israel: Forte troca de fogo a leste de Gaza ao início da tarde

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Outubro 2023
14:50

Uma forte troca de tiros entre as Forças Armadas de Israel a nordeste de Gaza e as forças do movimento islamita Hamas interrompeu a relativa calma que se verificava na zona desde o fim da manhã.

Cerca das 15:00 (13:00 em Lisboa) a artilharia israelita efetuou uma série de disparos contra o norte do enclave onde se encontra mais de um milhão de civis.

Os tanques de Israel, assim como a artilharia de campanha, estão concentrados a poucos quilómetros da linha da divisão, acompanhados por forças de infantaria.

Pouco depois dos disparos efetuados por Israel, as forças do Hamas dispararam uma série de foguetes contra a cidade de Sderot, a quatro quilómetros da fronteira com a Faixa de Gaza.

A barragem de fogo do Hamas foi particularmente forte e tentou atingir o centro de Sderot.

O sistema antimíssil foi acionado mas, segundo um militar, pelo menos um projétil atingiu a zona, mas sem provocar vítimas ou danos materiais.

A cidade de Sderot foi evacuada no princípio da semana, mas hoje verifica-se trânsito automóvel civil mais intenso na zona da periferia, na estrada que conduz a Beer Sheva, no interior, ou no sentido de Telavive, a norte.

A 07 de outubro, o Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007, desencadeou um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de rebeldes armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas naquele território palestiniano, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou guerra ao Hamas, classificado como movimento terrorista por Israel, Estados Unidos, UE, entre outros.

O ataque do Hamas causou 1.400 mortos em Israel, enquanto a resposta israelita fez pelo menos 3.478 mortos na Faixa de Gaza, nos dois lados na maioria civis, de acordo com as autoridades locais.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas