MADEIRA Meteorologia

Israel: Turquia mostra-se disponível para reconstruir Gaza com o Egito

Data de publicação
14 Fevereiro 2024
16:57

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se hoje disponível para reconstruir Gaza em colaboração com o Egito, após uma reunião com o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo.

“A médio prazo estamos dispostos a reconstruir Gaza em colaboração com o Egito”, reconheceu o Presidente turco, durante uma conferência de imprensa conjunta, na qual apoiou a posição egípcia de rejeitar a deslocação do povo palestiniano de Gaza.

“A população de Gaza não deve ser exilada. As tentativas de despovoar Gaza são inaceitáveis. Apoiamos a posição egípcia sobre este assunto. O Governo israelita deve abandonar a sua política de massacres em Rafah”, acrescentou Erdogan.

O líder turco condenou ainda o Governo israelita pela sua “política de ocupação, destruição e massacres”, reafirmando o seu compromisso com a ajuda humanitária e lembrando que o seu país transferiu “cerca de 34.000 toneladas de material humanitário para a região”.

Erdogan acrescentou que a Turquia acolheu cerca de 700 palestinianos que chegaram através do Egito para lhes oferecer tratamento médico.

Por sua vez, o Presidente egípcio agradeceu a ajuda humanitária enviada pela Turquia para a Faixa de Gaza, embora lamentando que essa ajuda esteja a demorar muito para entrar no enclave, devido às “restrições impostas por Israel”.

Al-Sisi disse ter chegado a um acordo com Erdogan sobre a necessidade de alcançar um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e impor a tranquilidade na Cisjordânia “para retomar o processo de paz o mais rapidamente possível”, até que seja possível instituir um Estado palestiniano.

Esta foi a primeira visita que Erdogan faz ao Egito nos últimos 12 anos, depois de uma primeira aproximação a Al-Sisi durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022 no Qatar, depois de uma fase de tensão entre os dois países.

O Presidente egípcio lembrou que após um período de aproximação entre Cairo e Ancara, as relações comerciais e de investimento entre os dois países experimentaram um “crescimento constante” que fez do Egito “o primeiro parceiro comercial da Turquia em África”.

Erdogan concordou com esta perspetiva e referiu que o comércio deve ser “a nova locomotiva” das relações bilaterais, recordando que há investimentos em curso no valor de mais de três mil milhões de euros entre os dois países.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas