MADEIRA Meteorologia

Israel: Pelo menos 90 mortos em Gaza após ataques israelitas durante a noite

Data de publicação
19 Fevereiro 2024
10:06

Pelo menos 90 civis de Gaza foram mortos na última noite e dezenas ficaram feridos na sequência de bombardeamentos israelitas em diferentes zonas do enclave palestiniano.

No centro da Faixa de Gaza, pelo menos 70 pessoas foram mortas em ataques contra os campos de refugiados de Nuseirat, Maghazi e Bureij.

A cidade de Deir al-Balah e a aldeia de Zuwaida também foram atingidas, indicou hoje a agência noticiosa palestiniana Wafa.

”Os bombardeamentos israelitas visaram igualmente os bairros de Shujaiya, Zaytoun, Tel al Hawa e Sheikh Ijlin, na cidade de Gaza”, acrescentou a agência.

Os projéteis lançados pelos aviões de guerra israelitas atingiram três casas no bairro de Zaytoun “causando mortos e feridos”, que neste caso ainda não foram contabilizados.

No bairro de Rimal, na parte ocidental da cidade de Gaza, os aviões israelitas atingiram pelo menos duas casas ferindo seis pessoas que foram levadas para o hospital Shifa, informou a agência Wafa.

No sul do enclave, 16 corpos foram levados para hospitais em Khan Younis, onde se concentram combates.

Cinco corpos, na maioria crianças, foram recuperados dos escombros de um bombardeamento israelita no norte do enclave.

O Exército israelita anunciou no domingo que tinha neutralizado uma brigada do Hamas em Khan Younis, onde tem conduzido operações militares desde quinta-feira no interior do hospital Nasser.

O assalto israelita obrigou à retirada de mais de 10 mil deslocados que se refugiaram no hospital, onde Israel afirma ter detido mais de 200 alegados combatentes do Hamas.

O outro hospital de Khan Younis, Al Amal, está cercado há 27 dias.

O Crescente Vermelho Palestiniano acusou Israel de estar a bloquear a chegada de combustível e medicamentos ao complexo hospitalar.

Em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, onde a ofensiva terrestre israelita é esperada nas próximas semanas, Israel bombardeou várias casas nos bairros de Khirbet al Adas e Al Shaboura, no centro da cidade.

A Marinha de Guerra israelita disparou projéteis que atingiram a zona onde estão instaladas as tendas dos deslocados - na parte ocidental da cidade -, ferindo vários habitantes, indicou a Wafa.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, os ataques israelitas fizeram desde outubro do ano passado 28.985 mortos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas