MADEIRA Meteorologia

Israel/Irão: Trump admite violações do cessar-fogo de ambos os lados

Data de publicação
24 Junho 2025
12:47

O Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu hoje que Israel e Irão violaram o cessar-fogo anunciado por si na segunda-feira à noite, manifestando-se desapontado e afirmando não estar satisfeito com o seu aliado Israel.

Em declarações aos jornalistas na Casa Branca, feitas antes de partir para a cimeira da NATO em Haia, Trump mostrou-se desiludido com a continuidade dos ataques mútuos, apesar de ambos terem acordado cessar as hostilidades a partir das 05:00 em Washington (07:00 em Israel, 07:30 no Irão, 09:00 em Lisboa).

“Eles [iranianos] violaram [o cessar-fogo], mas Israel também violou”, disse Trump.

“Não estou satisfeito com Israel”, sublinhou, enquanto uma mensagem sua nas redes sociais exigia a Telavive que fizesse regressar os seus pilotos a casa.

“Israel. Não lancem essas bombas. Se o fizerem, é uma grave violação. Tragam os vossos pilotos para casa. Já.”, escreveu Trump.

Israel e Irão aceitaram hoje um plano de cessar-fogo proposto por Trump para pôr fim à guerra de 12 dias que abalou o Médio Oriente, depois de Teerão ter lançado um ataque com mísseis de retaliação contra uma base militar norte-americana no Qatar.

A aceitação do acordo por ambos os lados não impediu o Irão de lançar, hoje de manhã, um ataque com mísseis contra Israel, que matou pelo menos quatro pessoas, enquanto Israel lançou uma série de ataques aéreos contra locais de toda a República Islâmica.

O exército israelita afirmou ter detetado ainda outro bombardeamento iraniano duas horas e meia horas após o início do cessar-fogo, fazendo soar as sirenes de alerta, o que foi negado pelo Irão.

“Os relatos de lançamentos de mísseis do Irão após o cessar-fogo são falsos”, garantiram as autoridades iranianas ao mesmo tempo que Israel anunciava ter ordenado um ataque retaliatório.

O acordo de cessar-fogo foi anunciado por Trump na segunda-feira à noite, quando o Presidente norte-americano publicou nas redes sociais uma mensagem a dizer que Israel e Irão tinham chegado a um acordo que entraria em vigor às 05:00 de hoje (09:00 em Lisboa).

Já esta manhã, Trump voltou a publicar uma mensagem na qual garantia que o cessar-fogo estava em vigor e pedia às partes para não o violarem.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas