MADEIRA Meteorologia

Israel/Irão: Telavive confirma ataque a instalações nucleares iranianas em Isfahan

Data de publicação
15 Junho 2025
12:31

O exército de Israel confirmou hoje ter atacado instalações nucleares iranianas em Isfahan, no centro do Irão, após a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter indicado no sábado à noite que quatro edifícios críticos sofreram danos.

“As Forças de Defesa de Israel (IDF) atacaram uma instalação nuclear iraniana em Isfahan, um centro estratégico importante”, anunciou o porta-voz militar israelita, coronel Avichay Adraee, na rede social X.

Num comunicado divulgado no sábado, a AIEA confirmou que quatro edifícios críticos foram danificados, especificando que entre eles se encontram uma instalação de conversão de urânio e uma fábrica de placas de combustível nuclear.

Hoje, Avichay Adraee acrescentou que os bombardeamentos atingiram também “laboratórios e instalações de contenção”, embora não tenha especificado a data exata dos ataques.

“As Forças de Defesa continuarão a atacar as capacidades nucleares iranianas para eliminar a ameaça que representam”, afirmou o coronel.

A guerra entre Israel e o Irão, desencadeada na madrugada de sexta-feira por bombardeamentos israelitas que visaram instalações militares e nucleares iranianas, causou já mais de 100 mortos e 800 feridos no Irão, entre lideranças militares, cientistas e civis.

Entre os mortos, contam-se vários oficiais superiores, incluindo o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Mohamad Hossein Baqari, o comandante-chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami, e o chefe da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária, general Amir Ali Hajizadeh.

Os ataques israelitas, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e atingiram as centrais de enriquecimento de urânio de Fordow e Natanz (centro), o aeroporto nacional de Mehrabad e várias bases militares.

O Irão retaliou com centenas de mísseis direcionados às cidades de Telavive e Jerusalém, que fizeram pelo menos 13 mortos e 150 feridos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas