MADEIRA Meteorologia

Israel/Irão: Militares iranianos instam moradores de Haifa e Telavive a saírem de casa

Data de publicação
17 Junho 2025
19:39

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas instou hoje os residentes das cidades israelitas de Haifa e Telavive a abandonarem as suas casas, alertando para “operações punitivas” iminentes.

“As operações punitivas serão realizadas em breve”, disse Abdolrahim Mousavi num comunicado em vídeo transmitido pela televisão estatal no quinto dia da guerra entre Israel e o Irão, iniciada na madrugada de 13 de junho.

Os ataques iranianos anteriores com mísseis e drones foram lançados até agora apenas para fins de dissuasão, acrescentou.

“Os residentes dos territórios ocupados [Israel], particularmente Telavive e Haifa, são fortemente encorajados a deixar estas áreas para sua própria segurança”, declarou Mousavi, que foi recentemente apontado para a chefia das Forças Armadas, em substituição de Mohammad Bagheri, morto no primeiro dia dos ataques israelitas no Irão.

Por seu lado, a Guarda Revolucionária do Irão anunciou ter lançado um ataque contra bases aéreas israelitas, que alegou serem usadas pelos aviões militares que bombardeiam território iraniano.

“Nesta nova onda de ataques, foi realizada uma operação de mísseis em grande escala contra as bases aéreas do Exército do regime sionista, que são as bases de onde os aviões de guerra do regime descolam para o nosso amado país”, afirmou a Guarda Revolucionária, a força ideológica do regime.

Israel iniciou em 13 de junho uma ofensiva contra o Irão, alegando ter como alvo o programa nuclear do país e a capacidade de fabrico de mísseis.

O Irão respondeu com o lançamento de mísseis e drones contra diversas cidades israelitas.

Desde sexta-feira, terão morrido mais de 200 pessoas no Irão, incluindo altos oficiais militares mas também cientistas do programa nuclear, e cerca de três dezenas em Israel devido aos bombardeamentos mútuos, segundo as duas partes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas