MADEIRA Meteorologia

Israel/Irão: Guterres pede às partes respeito total do cessar-fogo

Data de publicação
24 Junho 2025
16:18

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou hoje Israel e o Irão a “respeitarem integralmente” o cessar-fogo anunciado na segunda-feira pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

“Os combates têm de parar. Os povos de ambos os países já sofreram demasiado”, declarou Guterres numa mensagem na rede X.

O secretário-geral das Nações Unidas disse que espera ver este acordo “replicado noutros conflitos na região”, em alusão à guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, que não foi interrompida pelas hostilidades israelo-iranianas.

Guterres é visto com desconfiança por Israel, devido aos seus pronunciamentos sobre a guerra na Faixa de Gaza e aos sucessivos obstáculos que Telavive coloca às agências das Nações Unidas na Palestina.

Israel anunciou hoje a suspensão dos seus ataques contra o Irão após uma conversa do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Este conflito foi desencadeado por ataques israelitas em 13 de junho no Irão, justificados pela criação iminente de uma arma nuclear, o que é refutado por Teerão.

No domingo, os Estados Unidos executaram bombardeamentos contra instalações nucleares iranianas e, na segunda-feira, Teerão reivindicou um ataque de retaliação contra uma base norte-americana no Qatar.

No mesmo dia, e após quase duas semanas de ataques aéreos cruzados entre Israel e o Irão contra os respetivos territórios, Trump anunciou um acordo de cessar-fogo entre as partes.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas