O Presidente norte-americano, Donald Trump, rejeitou hoje estar pressionado para pôr fim à guerra contra o Irão, assegurando que tem “todo o tempo do mundo” para o fazer, em fase de impasse nas negociações de um acordo de paz.
“Para aqueles que leem o decadente New York Times ou assistem às notícias falsas da CNN, e que pensam que estou ‘ansioso’ por acabar com a guerra (se é que se pode chamar guerra!) com o Irão, deixem-me dizer-vos: sou possivelmente a pessoa menos pressionada que já ocupou este cargo. Tenho todo o tempo do mundo, mas o Irão não”, declarou Trump numa mensagem na rede Truth Social.
O Presidente norte-americano, que nos últimos meses intensificou as suas críticas aos media, reiterou que a marinha iraniana “está no fundo do mar” e que destruiu as suas capacidades aéreas e militares.
“A partir de agora, a situação só pode piorar. O tempo não está a favor deles!”, acrescentou.
Além disso, afirmou que o bloqueio naval que mantém nas costas da República Islâmica é “hermético e enérgico”.
Sobre a possibilidade de um acordo com Teerão, Trump insistiu que só será alcançado quando for “oportuno e benéfico” para Washington e os seus aliados.
Apesar de ter prorrogado indefinidamente o cessar-fogo com o Irão, os Estados Unidos anunciaram também a interceção de um segundo navio que transportava petróleo iraniano no oceano Índico, no âmbito do bloqueio naval aplicado a portos e navios da República Islâmica.
Washington tinha anunciado a apreensão de um navio porta-contentores no fim de semana.
No total, os Estados Unidos impediram a passagem de pelo menos 31 navios desde o início do bloqueio naval ao Irão, de acordo com dados divulgados ontem pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).
Mais de 10.000 militares norte-americanos, cerca de 17 navios de guerra e 100 aeronaves patrulham as águas próximas do Irão para garantir que nenhuma embarcação entre ou saia dos seus portos, segundo o CENTCOM.
Trump afirmou que aguarda que Teerão lhe apresente uma proposta unificada de acordo, acrescentando que existe a possibilidade de as negociações de paz serem retomadas na próxima sexta-feira no Paquistão.
Também hoje, o Presidente norte-americano afirmou que ordenou a destruição de todas as embarcações que coloquem minas nas águas do estreito de Ormuz e acrescentou que os navios de desminagem de Washington vão trabalhar “em triplicado”.
“Ordenei à Marinha dos Estados Unidos que dispare e destrua qualquer embarcação, por mais pequena que seja (...), que esteja a colocar minas nas águas do estreito de Ormuz”, escreveu Trump na rede Truth Social.
O republicano sublinhou que a Marinha não deve ter “qualquer hesitação”, acrescentando que os navios caça-minas norte-americanos “estão neste momento a limpar o estreito” e que os ordenou a continuar a sua atividade “a um nível triplicado”.
O ataque a embarcações pode significar uma nova escalada num conflito que entrou há mais de duas semanas numa fase de trégua, mas de impasse ao mesmo tempo, devido à incapacidade dos beligerantes chegarem a um acordo após o fracasso de uma primeira ronda de negociações no Paquistão.