MADEIRA Meteorologia

Irão: Trump ameaça ‘pulverizar’ aliado Omã em aparente confusão

Data de publicação
27 Maio 2026
21:06

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje “pulverizar” Omã, um aliado do seu país, confundindo aparentemente este sultanato da península arábica com o Irão.

Durante a mesma intervenção pública, após um conselho de ministros na Casa Branca, Trump também confundiu o Irão com a Venezuela.

“Omã deverá comportar-se como os outros, ou então será necessário pulverizá-lo”, afirmou o chefe de Estado norte-americano.

Trump foi questionado sobre um possível controlo futuro do estratégico estreito de Ormuz por Omã e pelo Irão, um cenário que rejeitou, assegurando que a via marítima permanecerá “aberta a todos”.

“São águas internacionais. Nós vamos monitorizá-las, mas ninguém as controlará”, assegurou.

O bilionário, de 79 anos, declarou também durante o conselho de ministros, transmitido na televisão, que a economia norte-americana continua próspera, “apesar do conflito com a Venezuela, que já não possui marinha, que já não possui força aérea”.

Trump usa geralmente para o Irão esta descrição de um país militarmente aniquilado.

Por outras vezes no passado Trump confundiu nomes de países, referindo a Albânia em vez da Arménia, por exemplo, ou a Islândia em vez da Gronelândia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas