MADEIRA Meteorologia

Irão declara apoio aos novos líderes sírios

Data de publicação
23 Dezembro 2024
10:16

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano declarou hoje o seu apoio à soberania da Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad, afirmando, no entanto, não ter “contacto direto” com os novos líderes sírios.

“A nossa posição de princípio sobre a Síria é muito clara: preservar a soberania e a integridade” do país “e permitir que o povo sírio decida o seu futuro sem interferência estrangeira”, afirmou o porta-voz do ministério, Esmaïl Baghaï, acrescentando que a Síria não pode tornar-se um “covil para o terrorismo”.

No dia 08 de dezembro, uma coligação de rebeldes liderada pelo grupo radical islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e apoiada por Ancara entrou em Damasco e anunciou a queda do poder, depois de uma ofensiva relâmpago que lhe permitiu apoderar-se de grande parte do território.

O HTS, antigo braço sírio do grupo extremista Al-Qaida, garante ter-se afastado do ‘jihadismo’, mas continua classificado como “terrorista” por várias capitais ocidentais e também pela União Europeia.

Abandonado pelos seus aliados iranianos e russos, o antigo Presidente sírio Bashar al-Assad, que governou o país com mão de ferro durante 24 anos, fugiu para Moscovo, marcando o fim de mais de 50 anos de governo do clã Assad.

A Rússia e o Irão, com as suas milícias aliadas e, nomeadamente, o poderoso Hezbollah, foram os principais apoiantes do poder de Bashar al-Assad durante a guerra civil, que começou em 2011 e provocou cerca de 500 mil mortos e milhões de deslocados.

Durante a conferência de imprensa hoje realizada, Esmaïl Baghaï indicou que o Irão “não teve contacto direto” com os novos líderes sírios, um dia depois de uma reunião entre o líder do HTS, Ahmad al-Chareh, e o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, em Damasco.

Desde a deposição de al-Assad, diplomatas de diferentes países deslocaram-se a Damasco para se reunirem com as novas autoridades.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas