MADEIRA Meteorologia

Honduras avança com construção de prisão para até 20.000 reclusos

Data de publicação
15 Junho 2024
9:15

O Governo das Honduras anunciou hoje a construção de uma prisão para até 20.000 reclusos, que se insere no plano de emergência contra o crime.

A Presidente das Honduras, Xiomara Castro, e o Conselho da Defesa e Segurança Nacional apresentaram um plano contra a violência nas Honduras, em resposta ao aumento da violência no país.

“Em virtude desta emergência de segurança, ordenámos a construção imediata de um Centro de Reclusão de Emergência (CRE) com capacidade para 20.000 detidos, na área despovoada entre Olancho e Gracias a Deus”, na região leste do país, anunciou o chefe das Forças Armadas, Roosevelt Hernández, citado pela Agência France Press (AFP).

Paralelamente, o ministro da Defesa, Manuel Zelaya, comunicou o lançamento, no prazo máximo de duas semanas, de um concurso para a construção de outra prisão.

Este estabelecimento vai ser construído nas Ilhas Cygne, nas Caraíbas.

Em comunicado, a Presidente das Honduras referiu que as Forças Armadas e a Polícia devem “implementar imediatamente intervenções urgentes” em todos os municípios com elevada incidência de crimes.

O plano do executivo pretende restaurar a ordem nos espaços controlados por criminosos e intensificar as operações para destruir plantações de marijuana e centros de processamento de drogas.

Em 2023, a taxa de homicídios nas Honduras atingiu 34 por 100.000 habitantes, seis vezes acima da média global.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas