MADEIRA Meteorologia

Gronelândia diz que não está à venda

Data de publicação
27 Abril 2025
15:47

A Gronelândia nunca será uma “propriedade” à venda, disse hoje o primeiro-ministro daquele território autónomo dinamarquês, cobiçado pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, no inicio de uma visita oficial à Dinamarca.

“Nunca, jamais, seremos uma propriedade que alguém possa comprar, e essa é a mensagem que eu acho mais importante entender”, afirmou o novo primeiro-ministro do território, Jens-Frederik Nielsen, em declarações à imprensa, ao lado da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, durante a sua primeira visita à Dinamarca desde que assumiu o cargo.

O chefe do executivo daquela ilha do Ártico considerou desrespeitoso o discurso norte-americano de anexar o território autónomo dinamarquês.

Jens-Frederik Nielsen lidera um governo de coligação, após a vitória do seu partido de centro-direita, os Democratas, nas eleições legislativas da Groenlândia, em março.

Esta visita de dois dias ocorre após a deslocação da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, ao território ártico no início de abril, em que avisou os Estados Unidos: “Vocês não podem anexar outro país.”

“Antes de mais nada, retomarei as discussões com o primeiro-ministro sobre a situação geopolítica e a cooperação”, afirmou Nielsen num comunicado esta semana.

“É importante, no contexto atual, que façamos planos para a nossa cooperação futura”, enfatizou.

As tensões têm sido altas entre os EUA e a Dinamarca, desde que o presidente Trump disse repetidamente que queria assumir o controlo da ilha.

O presidente dos EUA referiu então preocupações de segurança, recusando-se a descartar o uso da força para assumir o controlo do território ártico.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas