MADEIRA Meteorologia

Governo britânico convoca reunião de emergência após protestos violentos de extrema-direita

Data de publicação
05 Agosto 2024
11:37

O Governo do Reino Unido convocou para hoje uma reunião de emergência para analisar os protestos violentos de extrema-direita e anti-imigração ocorridos em várias cidades britânicas durante o fim de semana, que levaram a mais de 150 detenções.

A reunião, conhecida como “Cobra” devido à sala em que se realizam as reuniões do Conselho de Ministros, segue-se a seis dias de escalada de violência após o esfaqueamento fatal de três raparigas (uma delas portuguesa) em Southport na semana passada.

Estas reuniões reúnem ministros, funcionários públicos, polícias, agentes dos serviços secretos e outros altos funcionários responsáveis por questões que estão a ser investigadas.

A reunião de hoje visa dar ao Governo uma atualização da violência do fim de semana e tentar agilizar a resposta das autoridades para os próximos dias, segundo a estação pública britânica BBC.

No domingo à noite, um hotel conhecido por albergar requerentes a asilo perto de Birmingham, no centro de Inglaterra, foi alvo de violência.

“Um grande grupo de pessoas (...) atirou projéteis, partiu janelas, ateou incêndios e atacou a polícia” num Holiday Inn em Tamworth, informou no domingo a polícia de Stafforshire num comunicado.

O primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, condenou o ataque ao hotel, localizado na cidade de Rotherham, e prometeu que os envolvidos terão de suportar “todo o peso da lei”.

As forças de segurança tiveram de responder a situações semelhantes em Tamworth, Middlesbrough, Hull e noutras partes do país.

“As pessoas neste país têm o direito de estar seguras e, no entanto, temos visto as comunidades muçulmanas a serem alvo de ataques e ataques a mesquitas”, disse o primeiro-ministro britânico, que deplorou a “violência de extrema-direita e gratuita associada a uma retórica racista”.

O Ministério do Interior britânico ofereceu às mesquitas uma maior proteção e colocou à disposição a possibilidade de solicitar um destacamento de segurança para permitir o acesso seguro a estes templos o mais rapidamente possível.

Além disso, a ministra do Interior do Reino Unido, Yvette Cooper, afirmou que as prisões do país estão “prontas” para receber a “minoria de criminosos” que provocou motins em todas as ilhas.

“Eles não falam pelas nossas comunidades. Assegurámos mais procuradores, que há prisões, que há lugares nas prisões e que os tribunais estão preparados”, afirmou Cooper, que classificou os recentes acontecimentos como uma “desgraça total” e garantiu que os envolvidos “vão pagar o preço” pela desordem.

“Deixámos bem claro à polícia que tem todo o nosso apoio na prossecução de todos os processos e sanções, incluindo penas de prisão graves, vigilância apertada a longo prazo e proibição de viajar”, afirmou.

Os distúrbios levaram também vários deputados britânicos de diferentes partidos políticos a pedir hoje ao Governo que convoque o parlamento, atualmente encerrado devido às férias de verão.

A ex-ministra do Interior, a conservadora Priti Patel, as deputadas trabalhistas Diane Abbott e Dawn Butler, e o líder do Reform UK (partido anti-imigração e eurocético), Nigel Farage, pediram que a Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento) encurte as férias.

No entanto, Yvette Cooper, em declarações à BBC, rejeitou a ideia de convocar, neste momento, o parlamento e garantiu que o Governo está em contacto com os deputados.

“O país tem assistido a uma criminalidade extraordinária. Na minha opinião, enquanto políticos, temos de controlar isto de alguma forma e é por isso que estou a pedir a convocação do parlamento neste momento, para que possamos efetivamente debater estas questões”, disse Priti Patel em declarações à Radio Times.

Já a deputada trabalhista Diane Abbott escreveu na rede social X que o fim de semana assistiu a “motins anti-imigrantes a nível nacional numa escala nunca antes vista”.

“Ameaçam a vida, a propriedade e a nossa força policial. Precisamos de convocar o parlamento”, insistiu.

“Talvez seja altura de convocar o parlamento. Esta violência tem de acabar. O primeiro-ministro (Keir Starmer) tem razão, as detenções devem ser rápidas. Temos também de abordar as causas desta violência, que é tão simples quanto complexa”, afirmou, por sua vez, a também deputada trabalhista Dawn Butler na rede social X.

Farage, por seu lado, disse à rádio LBC que o país precisa de “um debate honesto” sobre imigração e integração para “dar às pessoas a confiança de que existem soluções políticas que são relevantes”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

7:30

A depressão Nuria colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para chuva e vento (das 21h00 às 12h00 de amanhã) e ainda agitação marítima (amanhã,...

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

17:35

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso de Sinal 1 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira que prevê vento de força 8 (63...

• PUB
17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

15:42

A família de uma criança, diagnosticada com epilepsia, de 2 anos, está a pedir ajuda para poder adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

Para tal, criaram...

20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

Últimas

22:54

Um estudo de caracterização da pobreza na Região é apresentado esta segunda-feira, no auditório do Colégio dos Jesuítas, pela EAPN/Portugal e pela Secretaria...

21:18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou hoje o sismo em Myanmar, que matou quase 1.700 pessoas, no nível mais alto de emergência e lançou um pedido...

21:16

O presidente norte-americano, Donald Trump, avisou os parceiros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA que as suas licenças para exportar petróleo e...

21:02

O primeiro-ministro da Gronelândia criticou hoje o Presidente norte-americano, Donald Trump, por afirmar que os Estados Unidos irão assumir o controlo...

20:59

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para acabar com os ataques em Gaza e regressar ao...

20:56

O PTP/Madeira reagiu hoje à nova composição do executivo regional dizendo que “o único mérito dos novos membros do Governo é não serem arguidos”.

Em comunicado,...

20:40

João Corte Fernandes é o cabeça de lista da Iniciativa Liberal, pelo círculo eleitoral da Madeira, às eleições legislativas de 18 de maio que vão eleger...

• PUB
20:19

O Lobo Marinho está a fazer a viagem de regresso do Porto Santo com uma avaria numa das máquinas principais, que, segundo a empresa, não está na “sua total...

20:07

A Associação de Futebol da Madeira (AFM) manifestou solidariedade para com o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, “lamentando...

20:01

O FC Porto venceu hoje em casa do Estoril Praia 2-1, jogo no qual virou o resultado depois de ter estado a perder, recuperando assim a terceira posição...