MADEIRA Meteorologia

G7 condena último lançamento de míssil balístico intercontinental norte-coreano

Data de publicação
19 Dezembro 2023
17:34

O G7 condenou hoje o último lançamento de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte e defendeu uma “resposta unida e rápida” para combater as “ações sucessivas” das autoridades de Pyongyang.

“A Coreia do Norte continua a desenvolver as suas capacidades nucleares e de mísseis balísticos ilegais e a aumentar as suas atividades desestabilizadoras”, condenou o G7, num comunicado assinado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia.

“Reiteramos o nosso apelo à desnuclearização completa da península coreana e exigimos que a Coreia do Norte abandone todas as suas armas e programas nucleares”, afirmou o Grupo dos Sete países mais industrializados (G7).

“Deploramos a decisão da Coreia do Norte em dar prioridade aos seus programas ilegais de armas de destruição maciça e de mísseis balísticos, em detrimento do bem-estar do povo da Coreia do Norte”, respondeu o G7.

O grupo apelou a uma “resposta internacional rápida, unida e robusta” para acabar com a “imprudência recorrente” das autoridades norte-coreanas, instando o Conselho de Segurança da ONU a atuar através de resoluções acordadas.

O G7 afirmou ainda estar “profundamente preocupado” com a possibilidade da Coreia do Norte receber qualquer tipo de tecnologia ou transferência nuclear que lhe permita fazer avançar o seu programa de armamento.

“Isso iria ameaçar ainda mais a paz e a estabilidade na região e em todo o mundo”, afirmou o G7 no comunicado.

A Coreia do Norte tem que “respeitar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e cessar imediatamente todas as atividades deste tipo”, exigiu o grupo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas