MADEIRA Meteorologia

França: Ex-presidente François Hollande pede a esquerda que pacifique o país

Data de publicação
07 Julho 2024
21:41

O ex-presidente socialista francês François Hollande defendeu hoje que a esquerda, que conseguiu vencer a segunda volta das legislativas, segundo as primeiras projeções, deve mostrar responsabilidade e procurar pacificar o país depois de uma campanha fraturante.

Discursando em Corrèze, onde foi eleito deputado com pelo menos 44% dos votos, Hollande destacou que o resultado, em que se evitou a vitória da extrema-direita que as sondagens previam, também foi conseguido com o contributo de “pessoas que não são de esquerda”.

Manifestou-se satisfeito com os números das projeções, segundo as quais o partido União Nacional (RN, na sigla em francês) ficou com uma representação “muito minoritária”, o que também confere “uma responsabilidade” à esquerda.

A sua área política, defendeu, deve “fazer toda a pressão necessária” para que se apliquem medidas como o congelamento dos preços do gás, o aumento do salário mínimo e a anulação da reforma do sistema de pensões proposta pelo Presidente, Emmanuel Macron.

O ex-chefe de Estado (entre 2012 e 2017) considerou que o papel das forças de esquerda deverá ser o de “trazer calma” após a polarização sentida durante a campanha eleitoral e ter em conta as dificuldades sentidas por muitos franceses, continuando a ser “ardentes defensores da justiça social e da democracia”.

Para a Nova Frente Popular, em que se inclui o partido de Hollande, foram apontados entre 172 a 215 deputados, de acordo com as projeções de quatro institutos, que colocam os macronistas em segundo lugar, com 150 a 180 lugares, à frente do partido de extrema-direita União Nacional, com 115 a 155 deputados eleitos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas