MADEIRA Meteorologia

Finlândia denuncia alegada violação do seu espaço aéreo por avião militar russo

Data de publicação
10 Junho 2024
21:19

O Ministério da Defesa da Finlândia denunciou hoje uma alegada violação do seu espaço aéreo por um avião militar russo e informou que a guarda fronteiriça abriu uma investigação para esclarecer o incidente.

Segundo um comunicado do ministério, a alegada incursão ocorreu hoje de manhã perto da costa de Loviisa (sudeste do país), quando um avião militar russo voou cerca de dois quilómetros e meio em espaço aéreo finlandês durante dois minutos.

“Levamos muito a sério a alegada violação da integridade territorial e abrimos de imediato uma investigação”, refere no comunicado o ministro da Defesa, Antti Häkkänen.

Nos últimos anos, ocorreram outros incidentes similares, tanto na Finlândia como em outros países da região báltica, mas é a primeira vez que acontece desde que o país nórdico entrou na NATO há pouco mais de um ano.

A última violação territorial confirmada pelas autoridades finlandesas teve lugar em agosto de 2022, quando dois aviões de combate russos entraram em espaço aéreo finlandês por breves momentos, no Golfo da Finlândia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas