MADEIRA Meteorologia

FBI cria um grupo especial para investigar ataques a veículos Tesla

Data de publicação
25 Março 2025
9:15

A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) criou um grupo especial encarregado de investigar os ataques contra veículos elétricos da Tesla e as concessionárias onde são vendidos.

O diretor de relações públicas do FBI, Ben Williamson, confirmou na sua conta na rede social X que o grupo especial foi criado em conjunto com o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF).

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou na sexta-feira “terroristas doentes” aos que queimaram veículos Tesla ou atacaram os concessionários de Elon Musk e disse que “podem acabar nas prisões de El Salvador”.

Numa nota na sua rede social, a Truth Social, Trump disse: “Mal posso esperar para ver os terroristas doentios condenados a 20 anos de prisão pelo que estão a fazer a Elon Musk e à Tesla”.

Com estas palavras, aludiu ao facto de os ataques à Tesla terem sido geralmente interpretados como dirigidos ao fundador e CEO da empresa, Elon Musk, pela sua proximidade com Trump e pela sua política agressiva de cortes em vários departamentos governamentais, liderados pelo seu Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Os ataques foram também acompanhados por apelos ‘online’ para boicotar a compra de veículos Tesla pelo mesmo motivo, proclamações que atravessaram fronteiras e causaram uma queda significativa nas vendas do principal fabricante de automóveis elétricos, o que também se traduziu numa queda acentuada das suas ações.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou na quinta-feira que apresentou acusações contra três pessoas acusadas de atear fogo a veículos, concessionários ou postos de carregamento da Tesla, procurando penas que variam entre cinco e 20 anos de prisão para cada uma.

Na semana passada, foram também relatados ataques semelhantes em concessionários da Tesla em Las Vegas, Nevada, e Kansas City, Missouri, que o FBI está a investigar como um possível ato de terrorismo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas