MADEIRA Meteorologia

Ex-segurança da embaixada britânica em Berlim condenado a 13 anos de prisão por espionagem

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Fevereiro 2023
12:51

Um antigo segurança da embaixada britânica em Berlim foi condenado hoje em Londres a 13 anos e dois meses de prisão por espionagem para a Rússia.

David Ballantyne Smith, 58 anos, que se declarou culpado, foi apanhado a passar documentos com informações classificadas como sensíveis para a embaixada russa em Berlim.

O antigo militar aceitou a responsabilidade das oito acusações, incluindo de violação da Lei dos Segredos Oficiais, mas justificou as ações ao juiz dizendo que queria "dar uma bofetada na cara da embaixada" porque sentia que não o estava a tratar bem.

As autoridades britânicas e alemãs iniciaram uma investigação após intercetarem uma carta que Smith enviou em 2020 contendo dados pessoais dos funcionários da embaixada britânica a um membro do pessoal militar na embaixada russa em Berlim.

Smith fez também vários vídeos de locais sensíveis no edifício da embaixada e estava na posse 800 euros, cuja origem não conseguiu explicar.

Uma operação policial, envolvendo dois operacionais que se fizeram passar por dois agentes russos, foi montada para apanhar o segurança em flagrante. David Ballantyne Smith foi detido em agosto de 2021.

O antigo segurança era casado com uma mulher ucraniana. O seu comportamento terá mudado após esta se mudar para o leste do seu país em 2018.

A par de "comentários anti-ocidentais e anti-NATO a outros empregados" da embaixada, declarações de apoio ao Presidente russo, Vladimir Putin, e outros itens relacionados com a Rússia foram encontrados no apartamento do antigo segurança, incluindo a figura em tamanho real de um cão Rottweiler com um chapéu militar russo.

Uma caricatura de Vladimir Putin a segurar a cabeça da ex-chanceler alemã Angela Merkel foi também encontrada no cacifo no seu local de trabalho.

Smith, que foi extraditado para o Reino Unido em abril último, disse durante o julgamento no tribunal de Old Bailey, em Londres, que estava arrependido.

"Agora que tive um ano e meio para olhar para trás, estou enojado comigo mesmo e envergonhado com o que fiz", afirmou.

Ao determinar hoje a sentença, o juiz Mark Wall desvalorizou a declaração de arrependimento do antigo segurança, bem como as alegações de problemas de saúde mental.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que deve fazer Élia Ascensão em Santa Cruz depois de ter sido afastada pelo JPP?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas