MADEIRA Meteorologia

EUA/Eleições: Trump aceita repto de Biden para dois debates em junho e setembro

Data de publicação
15 Maio 2024
17:57

O ex-presidente dos EUA e candidato republicano, Donald Trump, aceitou hoje a proposta do Presidente democrata Joe Biden de realizar dois debates em junho e setembro, dizendo que o adversário será fácil de derrotar nos confrontos.

O primeiro debate antes das eleições de 05 de novembro, hoje confirmado, será no dia 27 de junho nos estúdios da CNN na cidade de Atlanta, no estado-chave da Geórgia.

O segundo frente-a-frente será no dia 10 de setembro, organizado pela emissora de televisão ABC News.

“Também recebi e aceitei um convite para um debate organizado pela ABC na terça-feira, 10 de setembro”, afirmou Biden na rede social X, já depois de confirmada a primeira data. A ABC News, por sua vez, confirmou que a campanha de Trump também acedeu ao convite.

Enquanto o primeiro debate da CNN já tem hora marcada (21:00 da costa leste dos EUA, 01.00 TMG de 28 de junho), o horário do segundo não foi confirmado, mas a própria ABC News publicou que será em “horário de máxima audiência”.

A confirmação das datas dos dois debates veio poucas horas depois de Biden ter proposto - através de um vídeo - a Trump dois debates televisados face a face e sem público em junho e setembro.

Biden, de 81 anos, e Trump, de 77, já se enfrentaram em debates antes das eleições presidenciais de 2020 e o atual presidente, numa mensagem de vídeo, propôs dois debates televisivos sem a presença do público.

“O corrupto Joe Biden é o pior debatedor que já enfrentei”, escreveu Trump na rede social Truth, respondendo ao desafio do candidato democrata.

“Ele não consegue juntar duas frases! É também o pior presidente da história dos Estados Unidos, de longe”, acrescentou Trump, que está envolvido num julgamento em Nova Iorque e tem outros três casos judiciais em aberto, envolvendo 91 acusações.

Por isso, numa mensagem audiovisual – que se seguiu ao envio de uma carta à Comissão de Debates Presidenciais, entidade bipartidária que organiza os confrontos televisivos desde 1988 – Biden referiu-se aos dias em que Trump não tem de comparecer em tribunal, como possíveis datas para os debates.

“Escolha as datas, Donald. Ouvi dizer que tem as quartas-feiras livres”, disse Biden.

“Estou pronto e disposto a debater o corrupto Joe nas duas datas propostas em junho e setembro”, respondeu Trump.

“Eu recomendaria fortemente mais de dois debates e, para fins de entretenimento, um local muito grande, embora Biden supostamente tenha medo de multidões”, ironizou o candidato republicano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas