As escolas em Nova Deli vão fechar a partir de sábado devido aos níveis "perigosos" de poluição do ar causada por queimadas agrícolas no norte da Índia, informaram hoje as autoridades locais.
"Vamos fechar as escolas primárias a partir de amanhã [sábado] até que a situação da poluição melhore", disse o ministro-chefe de Nova Deli, Arvind Kejriwal, aos jornalistas.
"Nenhuma criança deve sofrer de forma alguma", sublinhou.
De acordo com a empresa suíça de monitorização da qualidade do ar, IQAir, o nível de partículas finas (PM), com um diâmetro inferior a 2,5 micrómetros, o mais perigoso, foi hoje 25 vezes mais alto do que o nível máximo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.
Com ar mais frio a cada inverno, uma névoa amarelada e tóxica, alimentada por queimadas agrícolas, emissões industriais e transporte rodoviário, persiste na cidade que tem 20 milhões de pessoas.
Nova Deli é constantemente classificada como uma das cidades mais poluídas do mundo.
Em 2020, um estudo da Lancet atribuiu 1,67 milhões de mortes à poluição do ar na Índia em 2019, incluindo quase 17.500 na capital.
As autoridades de Nova Deli anunciam regularmente diferentes planos para reduzir a poluição, mas até agora tiveram pouco efeito.
As queimadas agrícolas em Punjab e noutros estados são proibidas, mas os agricultores permanecem indiferentes aos apelos por práticas limpas.
A agência de monitorização da qualidade do ar da Índia disse que as queimadas agrícolas foram responsáveis por um terço da poluição do ar em Nova Deli na quinta-feira.
Lusa