Pelo menos duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas quando uma tempestade tropical atingiu a ilha de Luzon, no norte das Filipinas, forçando a emissão de alertas de inundação em Manila, declararam hoje as autoridades.
A tempestade Yagi, batizada de Enteng nas Filipinas, trouxe chuvas torrenciais para o norte do país e deverá atingir a costa na tarde de hoje, com ventos sustentados de 75 quilómetros por hora e rajadas máximas de até 90 quilómetros por hora, disse o gabinete meteorológico.
Preveem-se inundações e aluimentos de terras, de acordo com um comunicado da mesma agência.
O Conselho Nacional para a Redução e Gestão do Risco de Catástrofes filipino registou duas mortes e dez feridos na primeira avaliação.
A tempestade levou também ao cancelamento de dezenas de voos domésticos devido às condições meteorológicas adversas, indicou a autoridade aeroportuária de Manila.
As autoridades da capital suspenderam todas as aulas na área metropolitana, onde se receia que a tempestade provoque inundações.
As Filipinas registam cerca de 20 tufões e tempestades tropicais por ano, especialmente durante a estação das chuvas, que normalmente começa em junho e termina em novembro ou dezembro.