MADEIRA Meteorologia

Dezenas de turistas retidos em reserva no Quénia devido a fortes chuvas

Data de publicação
01 Maio 2024
18:41

Cerca de uma centena de turistas ficaram retidos devido a inundações causadas por fortes chuvas na famosa reserva nacional de Maasai Mara, no sudoeste do Quénia, informou hoje administrador local.

As chuvas torrenciais, ampliadas pelo fenómeno meteorológico El Niño, já provocaram inundações devastadoras neste país da África Oriental, resultando na destruição de estradas, pontes e outras infraestruturas.

Pelo menos 179 pessoas morreram desde março em catástrofes relacionadas com as inundações, segundo o Governo.

“Há cerca de uma centena de turistas” retidos em mais de uma dúzia de alojamentos e acampamentos, disse à agências AFP o administrador da subdivisão de Narok West, Stephen Nakola. “Este é um número preliminar, porque muitos campos estão inacessíveis”, disse.

A Cruz Vermelha queniana afirmou ter resgatado 61 pessoas presas nos campos, mais de metade das quais por via aérea. “Em alguns campos, as tendas foram arrastadas” e uma ponte foi destruída, declarou na rede social X.

A reserva de Maasai Mara alberga uma grande variedade de vida selvagem, incluindo leões, elefantes, rinocerontes, leopardos, girafas, hipopótamos e chitas, o que atrai turistas de todo o mundo.

O ministro do Turismo, Alfred Mutua, pediu a todos os hotéis e acampamentos localizados perto de rios em reservas e parques nacionais que se preparassem “para potenciais evacuações”.

Por eu lado, o Presidente William Ruto anunciou na terça-feira que tinha mobilizado o exército e ordenado o transporte das pessoas que vivem em zonas de risco de inundações no país.

Desde março, 179 pessoas, incluindo 15 crianças, morreram em incidentes relacionados com inundações. Cerca de 90 pessoas estão desaparecidas e mais de 195.000 foram deslocadas.

Vários outros países da África Oriental enfrentam as consequências devastadoras das chuvas sazonais provocadas pelo El Niño, que pode durar até maio, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas