MADEIRA Meteorologia

Desastres naturais e por ação humana geram prejuízos de 300 mil ME em 2024 - Swiss Re

Data de publicação
05 Dezembro 2024
15:55

As perdas económicas globais causadas por catástrofes naturais e provocadas pelo homem atingiram 320.000 milhões de dólares (303.039 milhões de euros) em 2024, mais 6% do que no ano passado, segundo um relatório da Swiss Re.

Deste montante, 293.569 milhões de euros deveram-se a catástrofes naturais e 10.417 mil milhões de euros a catástrofes provocadas pelo homem e, em comparação com a média dos últimos 10 anos, as perdas económicas registadas foram 26% superiores.

Dos prejuízos económicos causados, apenas 136.368 milhões de euros foram segurados, o que representa um aumento de 15,2% em relação ao ano anterior e de 33,3% em relação à década anterior.

“Pelo quinto ano consecutivo, as perdas seguradas resultantes de catástrofes naturais ultrapassam a marca dos 100.000 milhões de dólares [94.700 milhões de euros]”, explicou Balz Grollimund, diretor de catástrofes da seguradora Swiss Re.

“Grande parte deste peso crescente das perdas deve-se à concentração de valor nas zonas urbanas, ao crescimento económico e ao aumento dos custos de reconstrução. Ao promover as condições que conduziram a muitas das catástrofes deste ano, as alterações climáticas estão também a desempenhar um papel cada vez mais importante. O investimento em medidas de atenuação e adaptação deve, por conseguinte, tornar-se uma prioridade”, acrescentou o direto.

O relatório refere, em particular, que a Europa sofreu “inundações intensas” em 2024, resultando nas segundas maiores perdas seguradas de inundações da história da região.

A Swiss Re mencionou a tempestade “Boris” que atingiu o centro do continente e o DANA de Valência como eventos de grande impacto.

Por outro lado, os Estados Unidos foram afetados por dois grandes furacões, nomeadamente o “Milton” e o “Helene”, e por uma elevada frequência de tempestades destrutivas, que foram responsáveis por pelo menos dois terços das perdas seguradas do ano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas