MADEIRA Meteorologia

Deputado morto a tiro na África do Sul

Data de publicação
01 Junho 2025
16:07

O deputado sul-africano Khethamabala Petros Sithole, do Partido da Liberdade Inkatha (IPF), foi morto a tiro sábado à noite no norte do país, anunciou hoje o seu partido.

Sithole, de 68 anos, foi assassinado em Katlehong, uma cidade situada a cerca de 30 quilómetros a sudeste de Joanesburgo, declarou o porta-voz nacional do IPF, Mkhuleko Hlengwa, num comunicado em que anunciava a morte com “choque, tristeza e profundo pesar”.

“Os pormenores são ainda escassos e o IPF espera que as forças da ordem não se poupem a esforços para levar à justiça os autores deste crime hediondo”, disse Hlengwa, sublinhando que “a África do Sul perdeu um homem de grande coragem que serviu o seu país com excelência”.

Em declarações aos meios de comunicação social locais, a porta-voz da polícia da província de Gauteng - onde se situa Katlehong -, Brenda Muridili, revelou que o deputado morreu durante uma reunião numa unidade hoteleira em Katlehong.

“Três desconhecidos que passavam pela reunião abriram fogo contra o grupo”, pormenorizou Muridili.

“Uma pessoa morreu no local do incidente, enquanto duas outras foram levadas para o hospital com ferimentos de bala. Um dos dois feridos foi tratado e teve alta, enquanto o outro continua hospitalizado. O motivo do tiroteio é desconhecido e ninguém foi detido”, acrescentou a porta-voz.

Sithole era membro da Assembleia Nacional, a câmara baixa do parlamento, desde 2010, e membro do Governo de coligação que atualmente lidera o país.

A criminalidade é um problema grave na África do Sul, onde cerca de 6.953 pessoas foram mortas entre outubro e dezembro, segundo dados oficiais.

Os raptos aumentaram 264% no país na última década, passando de 4.692 entre 2014 e 2015 para mais de 17.000 entre 2023 e 2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas