MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Atividade do coronavírus está a aumentar em algumas regiões do mundo

Data de publicação
28 Maio 2025
19:55

A atividade do coronavírus SARS-CoV-2 está a aumentar em determinadas regiões do mundo, com a taxa de positividade dos testes à covid-19 a atingir níveis de julho de 2024, adiantou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Esse aumento é observado principalmente em países das regiões do Mediterrâneo Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental”, avançou a OMS num comunicado sobre a situação da covid-19 a nível global.

Segundo a agência das Nações Unidas, desde meados de fevereiro de 2025 que a atividade global do SARS-CoV-2 tem vindo a aumentar nessas regiões, com a taxa de positividade dos testes a chegar aos 11%, níveis que não eram observados desde julho de 2024.

Já em países das regiões africana, europeia e das Américas foram relatados baixos níveis de atividade do SARS-CoV-2 com percentagens de positividade ou de vigilância virológica sistemática a variar entre 2% a 3%, referiu a OMS.

A notificação de hospitalizações, internamentos em unidades de cuidados intensivos e mortes associadas à covid-19 é muito limitada nos países da região do Mediterrâneo Oriental, no Sudeste Asiático no Pacífico Ocidental, o que não permite a avaliação da OMS do impacto nos sistemas de saúde.

A OMS refere ainda que, desde o início deste ano, as tendências globais das variantes do SARS-CoV-2 mudaram ligeiramente, com a circulação da LP.8.1 a diminuir e a NB.1.8.1, uma variante sob monitorização, a aumentar, atingindo 10,7% das sequências globais relatadas em meados de maio.

A organização aconselha todos os seus Estados-membros a continuarem a aplicar uma abordagem integrada e baseada no risco para a gestão da covid-19 e alerta que a vacinação continua a ser uma “intervenção fundamental” para prevenir doenças graves e morte, particularmente entre grupos de risco.

Os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus foram detetados na China em dezembro de 2019, com o vírus a se espalhar rapidamente por outros países, o que levou a OMS a declarar uma Emergência de Saúde Pública Internacional em 30 de janeiro de 2020 e a declarar como pandemia em 11 de março de 2020.

Em 05 de maio de 2023, mais de três anos após o início da pandemia, a OMS considerou que a covid-19 já não representava uma emergência de saúde pública internacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas