MADEIRA Meteorologia

Coreia do Norte considera invencível a relação com a Rússia

Data de publicação
12 Junho 2024
11:11

O líder norte-coreano Kim Jong Un classificou como invencível a relação com o governo da Rússia e descreveu o Presidente russo Vladimir Putin como “camarada de armas”.

As declarações de Kim Jong Un são divulgadas após o jornal russo Vedomosti ter noticiado uma eventual visita de Putin à Coreia do Norte e ao Vietname “nas próximas semanas”.

Segundo a agência noticiosa norte-coreana KCNA, o encontro entre Kim Jong Un e Putin na Rússia, no ano passado, elevou as ligações entre os dois países a um “nível superior”.

Numa mensagem enviada a Putin, o líder norte-coreano sublinhou os resultados alcançados pelo líder russo na conquista de um “país forte apesar de todos os desafios e sanções impostos por forças hostis”, referindo-se à Ucrânia.

Kim Jong Un deslocou-se à Rússia em setembro de 2023, onde visitou instalações do Cosmódromo de Vostochny, onde funciona a agência de construção espacial russa, onde Putin prometeu ajuda na construção de satélites.

Os dois líderes concordaram manter novos contactos.

Pyongyang e Moscovo têm vindo a aumentar gradualmente as relações diplomáticas e de segurança, especialmente à medida que se agravam as tensões na península coreana e na Ucrânia.

Está prevista a visita de uma delegação norte-coreana à Rússia ainda esta semana.

As autoridades norte-americanas e sul-coreanas acusaram Pyongyang de enviar armas para a Rússia no contexto da guerra na Ucrânia em troca de assistência tecnológica para o programa balístico e nuclear.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vence o Campeonato Europeu de Futebol?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas