MADEIRA Meteorologia

Canadá diz que Trump quer o colapso económico e a anexação do país

Data de publicação
04 Março 2025
18:38

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse hoje que o objetivo do Presidente dos Estados Unidos ao impor tarifas ao Canadá é “derrubar a economia canadiana” para poder “anexar” o país.

“É isso que ele quer”, insistiu o chefe do governo canadiano numa conferência de imprensa, algumas horas depois de os Estados Unidos terem imposto tarifas de 25% sobre os produtos canadianos.

Justin Trudeau sublinhou que as razões apresentadas por Trump são “falsas” e que “a desculpa do fentanil é fictícia”.

Neste contexto, “não sei que negociações” o Canadá poderia encetar com os Estados Unidos, acrescentou o chefe do governo demissionário, que será substituído dentro de alguns dias.

O primeiro-ministro confirmou também a retaliação canadiana anunciada na segunda-feira à noite e que passa pela imposição de direitos aduaneiros de 25% sobre certos produtos norte-americanos, nomeadamente carne, ovos, fruta e vinho.

“Vai ser duro e vai atingir duramente o Canadá”, mas o país não vai recuar, acrescentou, prometendo a vitória do Canadá face “à decisão estúpida” de Donald Trump.

Dirigindo-se aos norte-americanos, Justin Trudeau voltou a dizer que esta “guerra comercial” é apenas a vontade de Washington.

“Queremos trabalhar convosco como amigos e aliados, e também não queremos ver-vos sofrer, mas o vosso Governo escolheu infligir-vos isto”, disse.

“Desde esta manhã que os mercados estão a cair e a inflação vai aumentar dramaticamente em todo o vosso país”, avisou, adiantando que estava pronto para falar rapidamente com Donald Trump.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas