MADEIRA Meteorologia

Cais em Gaza danificado suspende ajuda humanitária a população em risco de fome

Data de publicação
28 Maio 2024
20:38

A entrega de ajuda humanitária a Gaza através do cais temporário construído pelos Estados Unidos foi suspensa depois de a instalação ter sido danificada devido ao mau tempo, anunciou hoje o Departamento da Defesa norte-americano.

“A reconstrução e a reparação do cais vão demorar pelo menos uma semana”, declarou Sabrina Singh, porta-voz adjunta do Pentágono, durante uma conferência de imprensa, acrescentando que após esta operação os Estados Unidos “retomarão” a entrega de ajuda humanitária.

Os Estados Unidos, principal apoiante militar de Israel, decidiram instalar o cais ao largo da costa de Gaza em meados deste mês, face às fortes restrições impostas por Israel à entrega de ajuda por terra ao território palestiniano, devastado por mais de sete meses de guerra.

“Quando a reparação e a reconstrução do cais estiverem concluídas, o objetivo é voltar a ancorar o cais temporário na costa de Gaza e retomar a entrega de ajuda humanitária às pessoas que dela mais necessitam”, acrescentou citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A ponte-cais americana não é a primeira vez que sofre um revés. No sábado, quatro barcos do exército americano utilizados para o cais encalharam devido à forte agitação marítima, segundo o Comando do Médio Oriente (Centcom) das forças armadas americanas.

De acordo com as Nações Unidas, quase todos os 2,4 milhões de habitantes da Faixa de Gaza foram deslocados pelos combates e bombardeamentos e encontram-se em situação de insegurança alimentar, em risco de fome em grande escala.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas